Roma – “Fujam da tentação de idolatrar a própria imagem”, diz dom Caballo aos consagrados jovens

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – Milhares de jovens acolheram o convite a participar da vigília de oração na Praça S. Pedro, na noite de terça-feira (15/09), que abriu o Encontro Mundial dos Jovens Consagrados.

O Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz, deu as boas-vindas aos milhares de participantes, recordando que foi o Papa Francisco quem os convidou de todas as partes do mundo.

“Nós os aguardávamos com grande alegria e por isso nos preparamos para viver este encontro à luz do Evangelho, em escuta ao chamado de Jesus, no coração da fraternidade, em meio às esperanças e às angústias do mundo, na Igreja comunhão.”

A vigília foi presidida pelo Secretário da Congregação, Dom José Rodríguez Carballo. Em sua homilia, ele propôs aos jovens consagrados três palavras como reflexão: Ânimo, sejam fortes! Perseverança, sejam fiéis! Frutificar, despertem o mundo!

O Arcebispo recordou que há uma única razão válida para escolher a vida consagrada: Jesus Cristo. “O consagrado é todo para o Senhor, e porque é todo para o Senhor, é todo para os outros.”

Dom Carballo repetiu então a exortação do Papa Francisco, de que sejam pais e mães, e não solteirões.

“Fujam da tentação de idolatrar a própria imagem, a tentação de Narciso, que os levará, assim como  o personagem mitológico, a morrer em suas próprias redes. Lembrem-se sempre que ‘há mais alegria em dar do que receber’. E que é dando que se recebe. Não vivam, queridos jovens, fechados em si mesmos, em seus interesses, planos e projetos.”

O Encontro Mundial prossegue até sábado, 19/09, com a escuta na parte da manhã. De fato, na Sala Paulo VI, conferencistas foram convidados a propor à reflexão dos jovens temas como vocação, vida fraterna e missão. A parte da tarde é dedicada à “restituição”, isto é, os jovens são divididos em grupos linguísticos para compartilhar e reunir os frutos da reflexão matutina. A parte da noite é dedicada à celebração e ao testemunho. Na quinta-feira, 17/09, os jovens ouvirão as palavras do Papa Francisco. (BF)

Ouça áudio.

Publicações recentes