Relíquia de Madre Assunta é exposta na sede da CRB Nacional, em Brasília

Por Rosinha Martins|15.06.2016| A relíquia da bem-aventurada Assunta Marchetti que percorre de 7 a 19 de junho, as paróquias da arquidiocese de Brasília (DF), foi exposta nesta quarta-feira, 15, durante todo o dia, na sede da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB). Uma Celebração Eucarística em honra da bem-aventurada Assunta Marchetti foi presidida pelo padre Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) de 2011 a 2016.

Em sua reflexão, padre Camilo destacou o rosto feminino da missão na Igreja e no mundo e assegurou que Assunta Marchetti é um modelo de missionária e uma fonte inspiradora para a Vida Religiosa no Brasil. “É significativa a presença da relíquia de Madre Assunta aqui no coração da Vida Religiosa, que é a CRB. Ela é um modelo e uma inspiração missionária para a missão da Igreja, uma vez que mais 70% dos missionários espalhados pelo Brasil e pelo mundo são mulheres, religiosas consagradas que testemunham e arriscam suas vidas por causa do Evangelho”.

O padre disse, também, que “todos precisam de sinais e referências, e Assunta Marchetti tem esse significado para nós, pelo amor aos pobres, aos migrantes, aos órfãos. Que ela possa nos passar esse ardor missionário que toda a Igreja precisa”.

A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, definiu como um momento de graça para a Conferência, a passagem da relíquia pela Instituição. “Para nós é uma graça receber em nossa sede a relíquia de Madre Assunta, principalmente nesse momento tão desafiante que vivemos. A visita dela nos fortalece em nossa missão de continuarmos sendo acolhedores, de estarmos olhando para os que mais necessitam, pois a vida religiosa tem essa missão profética de estar atenta aos sofrimentos do povo, às necessidades humanas dos nossos irmãos mais debilitados, mais carentes”.

Irmã Maria Inês acrescentou, ainda, que a passagem da relíquia na CRB é um estímulo para toda a Vida Consagrada. “E nós pedimos a ela que nos ajude e nos fortaleça no espírito profético, mesmo aqui pertinho de nós, no Setor de Diversões Sul (o conic), centro urbano de Brasília, onde temos muitos problemas de crianças e adolescentes abandonados. Como CRB queremos ser testemunhas, pessoas dedicadas ao povo de Deus e que Madre Assunta proteja a Vida Consagrada do Brasil para que continuemos a ser profetas onde a vida mais clama”, concluiu a religiosa.

Participaram da celebração religiosas scalabrinianas da Albânia, das Filipinas, do Congo, assessores e funcionários da CRB.

A relíquia da bem-aventurada Assunta Marchetti segue em peregrinação pela arquidiocese de Brasília até o dia 19. No dia 18, ela estará junto aos fiéis da paróquia Bom Jesus dos Migrantes, em Sobradinho, na missa de encerramento da Semana do Migrante.

De Brasília, a relíquia segue para Fernandópolis e Monte Alto – SP.

Veja mais imagens

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »