Religiosos refletem sobre reestruturação da Vida Consagrada em vista da missão

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Reestruturar a Vida Consagrada em vista da missão e avançar em processos de humanização deste estilo de vida,  é o assunto que  levou a Buenos Aires, esta semana, de 10 a 12,  84 religiosos e religiosas (superiores gerais, provinciais ou representantes de congregações), vindos de 16 países da América Latina e Caribe e entre estes, Itália e EUA. O evento teve como tema “A humanização da Vida Consagrada e sua saída missionária, com modelos alternativos de missão”.

A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, participou do encontro e falou sobre o significado deste evento no contexto do  Ano da Vida Consagrada. “Ajudar as congregações na reconfiguração de estruturas da Vida Consagrada, justamente em busca de maior leveza, mais humanização  e mais envolvimento na missão. Este seminário ajudará as congregações a se
prepararem melhor no seu interno para maior eficiência e eficácia na missão”.

Irmã Inês acrescentou, também, que, às portas do Ano da Vida Consagrada,  é uma momento forte para que as congregações reflitam se realmente estão a serviço da missão ou voltadas para as nossas estruturas e ocupando muita gente em prol delas. “ O apelo do grupo era bastante forte neste sentido: Que seja uma Vida Religiosa voltada para a missão,i.é, para os pobres, os mais marginalizados e empobrecidos da nossa sociedade.

Ainda, de acordo com a presidente,  todas as congregações estão numa grande busca, também por estarem vendo seus membros mais reduzidos, falta de vocações e, por outro lado, se sentindo muito interpeladas com  o apelo Papa Francisco que nos chama a uma vida mais coerente, cheia de esperança, alegre, e que olhe para a missão ao invés de estar voltadas para as suas estruturas, ‘o seu próprio umbigo’.

“Vivemos um tempos de Kairós, pois a Vida Religiosa está se questionando sobre o que Deus quer dela através do tema do Ano da Vida Consagrada, ‘Vida Consagrada na Igreja hoje: Evangelho, Profecia e Esperança’ e com as exortações do Papa Francisco”,  concluiu.

Participou, também,  do Seminário, pela CRB Nacional, o religioso marista, membro da Diretoria Nacional da CRB, Irmão Joaquim Sperandio.

Publicações recentes