Religioso morre como vítima do Ebola na Libéria

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Assessoria de Imprensa|06.08.14| O vírus Ebola, que está contagiando de modo preocupante a África ocidental, coloca o planeta em alerta. Frei Patrick Nshamdze, diretor do hospital dos Fatebenefratelli (Ordem Hospitalar de São João de Deus) de Monróvia (Libéria) faleceu depois de contrair o vírus Ebola.

Frei Patrick era de Camarões, mas havia estudado em Roma e há dois anos era o diretor geral do hospital de Monróvia. Depois da morte de frei diretor, o hospital encontra-se isolado e três co-irmãos que o assistiram quando ainda não havia certeza do diagnóstico se submeteram ao exame. Trata-se de dois espanhóis e de um frei de Gana, que atualmente não apresentam sintomas, mas estão muito assustados.

Um soro ainda ‘segredo’, estudado nos Estados Unidos, foi experimentado em dois missionários que adoeceram na Libéria e estão em quarentena no hospital São José. Nos EUA, o soro foi utilizado em dois estadunidenses contagiados na Libéria e que estão melhorando: Kent Brantly, o primeiro médico repatriado domingo passado, está no Emory University Hospital de Atlanta, e Nancy Writebol, enfermeira que deve chegar aos EUA nas próximas horas.

Vista a gravidade do fenômeno, abriu-se em Washington o primeiro Encontro Africano com os Estados Unidos e estão sendo realizados screenings “ad hoc” também em mais de 50 Chefes de Estado e de Governo e em membros de suas delegações. Até mesmo os agentes do Serviço Secreto que controlam a segurança do Presidente e da Casa Bianca foram instruídos sobre o risco do Ebola, e estão prontos para enfrentar qualquer emergência.

Existe também preocupação pela difusão da doença na Nigéria, aonde um novo caso atingiu o médico que cuidou de Patrick Sawyer, funcionário estadunidense da embaixada na Libéria encontrado morto depois de chegar à Lagos. Na Guiné, Serra Leoa, Nigéria e Libéria o medo aumenta. Em Serra Leoa, foram proibidos os jogos de futebol para evitar multidões, e na Libéria os corpos das vítimas do Ebola são queimados para evitar a difusão da infecção.

Fonte: Agência Fides

Publicações recentes