Religiosas morrem em acidente na BR-163 em Juti – MS

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Duas religiosas da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry (ISJ) morreram em um acidente na  na BR-163 em Juti, MS, na última sexta, 16. Lucinda Moretti morarava em Caarapó e prestava serviços na aldeia Te’ yikue e também em Juti, enquanto Adelaide Furlanetto fazia parte da paróquia Santa Luzia de Juti. A CRB Nacional expressa sinceros sentimentos pelo acontecido e se coloca em unidade de preces com a Congregação.

O acidente

Conforme apurado uma caminhonete Ranger se chocou com o Gol que estavam as Irmãs. Com o impacto o automóvel parou a mais de 30 metros do local da colisão.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a Ranger XLS, de cor prata, com placa NSB2691, de Caxias do Sul, conduzida por Valdimir Pereira Farias (39), morador em Campo Grande, vinha de Naviraí, sentido Capital, quando colidiu com o Gol de cor branca, placa HRI 8401, que era conduzido pela Irmã Adelaide, que levava como carona a outra religiosa, Lucinda. Elas morreram ainda no local.

Segundo o motorista da Ranger, que nada sofreu, o veículo das religiosas atravessou a pista para entrar em uma estrada vicinal que da acesso a chácara São José. “Eu estava dirigindo numa boa quando de repente o gol atravessou a pista e entrou na minha frente sem dar nenhum sinal. Acho que a motorista não me viu, tentei frear, mas nada pude fazer”, disse.

Os corpos foram levados para o IML de Dourados e a pós serem liberados haverá uma missa de corpo presente em Juti. Em seguida o corpo da irmã Lucinda Moretti será transladado para sua cidade natal, Caxias do Sul/RS. (fonte: portaldoms.com.br)

Irmã Lucinda – uma das fundadoras da CPT (Comissão Pastoral da Terra)

Humildade, compromisso, coragem. Acredito contornam os perfis pessoais da irmã Lucinda Moretti, uma das fundadoras da CPT/MS. Brasileira de São Sebastião do Cai/RS, nasceu em 16 de novembro de 1942. Ela veio falecer ontem num acidente no trânsito cumprindo uma missão pastoral. Em 6 abril de 2008 tive uma conversa com ela sobre sua ação pastoral-militante, sobre suas longas peregrinadas pelas estradas de chão de Mato Grosso do Sul. Falamos de Santa Idalina, a primeira grande ocupação dos sem terra no Estado, das reuniões secretas para pôr em prática o “evangelho subversivo”, do reino dos ‘cuidados’ para evitar a repressão dos militares e dos fazendeiros. Para ti irmã, esta homenagem simples, póstuma:lucinda, a eterna lavradora.

 

Publicações recentes