Religiosas do Santíssimo Sacramento comemoram 300 anos de fundação

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins |08.12.2015| A Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento – Sacramentinas, celebraram no último dia 30, em Salvador – BA, 300 anos de fundação. A Celebração Eucarística que reuniu cerca de 1500 participantes, foi presidida pelo arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger. Participou do evento em nome do governo geral, a Irmã Ana Ida Caso de Godoy.

A Congregação foi fundada pelo francês, o Bem aventurado Pierre Vigne – Padre francês que foi beatificado em 2004.

A Irmã Cilene narra o que significou para as Irmãs Sacramentinas este momento histórico.

“O dia 30 de novembro foi um verdadeiro dia de júbilo para a nossa Congregação!

Celebrar 300 anos de fundação é uma graça, um momento especial e único de nossas vidas consagradas, que se enriqueceu ainda mais com a presença fraterna e amiga de tantas pessoas!

De toda parte chegaram numerosos para celebrar conosco: os membros da Fraternidade Eucarística Pierre Vigne, paroquianos (as), colaboradores (as), professores (as), alunos (as) e ex-alunos (as) com suas famílias, religiosas (os) de outras congregações, sacerdotes, diáconos, seminaristas, os Pastores das diversas dioceses onde estamos inseridas e tantas outras pessoas que fazem parte da nossa História.

Na música e no silêncio, na dança e nos gestos, na Palavra partilhada e na Eucaristia, fomos tecendo nosso hino de gratidão a Deus que nos sustentou durante todo este tempo de caminhada.

Alguns momentos fortes foram o tempo de preparação para a celebração, quando todos, com gestos suaves, fizeram bailar as echarpes que continham os nomes de nossas sete primeiras Irmãs e o logo dos 300 anos.

Beleza impar o canto do Glória, colorido pelas bandeiras dos países ondem estamos em missão, assim como a procissão das oferendas conduzida por jovens pescadores e por meninas que representavam as águas. Águas do Apóstolo da cruz, Santo André; águas do oceano atravessado pelas Irmãs que vieram para o Brasil há mais de cem anos e por aquelas que chegaram à Tanzânia há cerca de 10 anos apenas. Uma das Irmãs mais idosas e uma juniorista, levaram as oferendas ao altar.

Graça para todas nós a palavra de nosso Pastor, D. Murilo, nos ajudando a ver as passagens de Deus na vida de nosso Fundador Pierre Vigne e na vida das Irmãs que nos precederam.

Enfim, a Eucaristia nos uniu numa grande comunhão, num canto de gratidão que queremos fazer ecoar através de nossas vidas doadas pelo Evangelho. Assim, fomos todas e todos reenviadas(os) em missão através de Irmãs e representantes de todas as nossas comunidades que levavam velas acesas nas mãos.

Que as etapas que animaram em especial este nosso último ano de preparação ao jubileu, continuem iluminando nossas vidas e guiando nossas ações: o perdão, a ação de graças e a esperança. Tudo para que Jesus seja mais conhecido, amado e servido por todos em todos os lugares do mundo!

Obrigada a todos(as) que participaram da nossa alegria”.

Publicações recentes