Rede Um Grito pela Vida elege nova Coordenação Nacional para o triênio 2026–2028

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

A manhã deste sábado, 1º de novembro, marcou um momento na caminhada da Rede Um Grito pela Vida. Reunidos no Centro de Treinamento de Lideranças, em Salvador, os participantes da Assembleia Trienal Eletiva escolheram a nova Coordenação Nacional, que conduzirá a missão da Rede no triênio 2026–2028.

O processo foi conduzido pela presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), Irmã Maria do Desterro Rocha Santos, que ressaltou o caráter sinodal e participativo da escolha. Segundo ela, a eleição expressa a comunhão e o compromisso com a vida que orientam a atuação da Rede no país.

A assembleia contou com a presença da Irmã Eurides Alves de Oliveira, membro da Diretoria da CRB Nacional, e da Irmã Rosa Elena Ciprés Díaz, assessora do Setor Missão da CRB, que acompanha as atividades da Rede Um Grito pela Vida. A presença das três representantes reforçou o vínculo entre a Rede e a CRB Nacional e destacou a missão conjunta em defesa da vida e no enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Após um tempo de silêncio e oração, e com o apoio de mais de 60% dos participantes, a Irmã Isabel do Rocio Kuss, das Catequistas Franciscanas, foi reeleita Coordenadora Nacional. Ao aceitar a missão, ela afirmou:

“Como Maria, eu digo: faça-se em mim a Tua vontade. Faça-se em mim a vontade de vocês (Assembleia). Conto com toda a Rede para esse serviço coletivo e colegiado.”

Em nome da assembleia, Irmã Desterro agradeceu a disposição da religiosa: “Nós te agradecemos esse sim e vamos te ajudar. Muito obrigada.”

No segundo escrutínio, foram escolhidos os demais integrantes da Coordenação Nacional:

  • Irmão Carlos Antônio Lins, dos Missionários Franciscanos Filhos de Maria (eleito);
  • Irmã Sirleide Cabral de Oliveira, das Irmãs Franciscanas de Dillingen (reeleita);
  • Irmã Sandra Camilo Ede, das Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils (reeleita).

Ao acolher o novo grupo, Irmã Desterro afirmou: “É um casamento que nos dispomos a construir em comunhão. A assembleia escolheu vocês para esse serviço.”

A nova coordenação assume a missão de animar a ação da Rede, acompanhar e apoiar a execução das prioridades do triênio, planejar o calendário anual das atividades e promover momentos de avaliação em nível nacional. Também será responsável por representar a Rede Um Grito pela Vida junto a organismos da Igreja, entidades, órgãos públicos e da sociedade civil.

O processo de eleição foi encerrado com um abraço coletivo, gesto que reafirma o compromisso da Rede com a defesa da vida e o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Publicações recentes

plugins premium WordPress