Rede Nacional Um Grito pela Vida celebra 10 anos

No dia 21 de outubro de 2017, no VIII Encontro Nacional da Rede Um Grito pela Vida, no qual foram celebrados os 10 anos de missão e compromisso contra o tráfico de pessoas, realizou-se a assembleia eletiva para a coordenação da articulação nacional da Rede, que assumirá o biênio 2018-2019.

 

Após momentos de reflexão e partilha, os membros votaram e elegeram Ir. Ana Belén Veríssimo Garcia (região norte, núcleo de Rio Branco), Pe. Cláudio Ambrosio (região sul, núcleo de Curitiba) e ir. Valmi Bohn (região norte, núcleo de Manaus) para coordenar esta caminhada junto aos 27 núcleos de atuação da Rede, presentes nas cinco regiões do Brasil. Como missionárias (os), a Rede segue sua mística inspirada no projeto de Jesus, nos carismas fundacionais, na indignação profética e compaixão samaritana, na defesa dos direitos humanos e na certeza de que um mundo melhor é possível.

As coordenadoras do biênio 2016-2017, Ir. Eurides Alves de Oliveira, ir. Anajar Fernandes da Silva e ir. Bárbara Halina Furgal, expressam sua alegria e gratidão pela experiência no seguimento da missão e dão as boas-vindas à nova equipe, ressaltando a importância deste trabalho de articulação e sensibilização para uma sociedade mais justa e humana.

“A celebração dos 10 anos nos mostra que a gente deve seguir em frente, com coragem, determinação, ousadia, com novas estratégias, firmando as nossas três prioridades: o trabalho intensivo de prevenção, no intuito de coibir o crescimento deste crime hediondo, que é o tráfico de pessoas; a incidência política, ensaiando práticas alternativas que empoderem as populações vulneráveis; e a atenção sempre mais generosa e solidária com as vítimas”, ressalta ir. Eurides.

VIII Encontro Nacional da Rede Um Grito pela Vida – Brasilia(DF)

Neste ano de celebração, a Rede Um Grito pela Vida se encontra para partilhar e avaliar a caminhada, comemorando seus 10 anos de atuação e projetando a continuidade da missão.

O encontro, que se realiza na Casa de Retiro Assunção (DF), de 19 a 22 de outubro, tem como tema: 10 Anos de Compromisso no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: Recordar, Celebrar e Projetar!

Eixos do encontro:

a) Avaliação e celebração dos 10 Anos de missão da Rede;
b) Análise de Conjuntura;
c) Projeção da continuidade da missão da Rede;
d) Eleição da nova equipe de Articulação Nacional.

Abertura

No dia 19, deu-se início ao encontro com um belo momento de oração e partilha. Uma vela para cada ano de caminhada, luzes reunidas para celebrar! Na dinâmica, cada região expressou as luzes que iluminam esta trajetória no dia a dia da missão e depois cada um acendeu a sua vela, posicionando-a no seu ano de entrada na Rede.

Luzes da caminhada

Região Centro-oeste:
Força existente entre nós para o trabalho contra o tráfico de pessoas;
Irmãs mais idosas na luta, abraçando a causa;
Persistência e perseverança na caminhada.

Região Sul

Bom entrosamento entre os núcleos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
Diversas parcerias com organismos governamentais e não-governamentais;
Acesso às mídias;
Visibilidade para o tema, que muitas vezes é negado pelos habitantes do sul;
Expansão de núcleos da Rede em diversos municípios de Santa Catarina;
Trabalho de conscientização nas escolas, catequese e grupo de jovens.

Região Nordeste
A presença de leigas e leigos na Rede;
Articulação com órgãos governamentais e não-governamentais;
Compromisso com a missão.

Região Sudeste
Fortalecimento dos grupos;
Novos membros na Rede;
Maior consciência sobre o tema na região;
Denúncias e defesa das vítimas.

Região Norte
Trabalho articulado em rede;
Cidadania;
Empoderamento das mulheres;
Inclusão social;
Dignidade Humana;
Igualdade de gênero;
Maior visibilidade para o tema do tráfico de pessoas na região;
Pessoas denunciando as situações de violência.

Também foram partilhados os gritos que se busca responder com ações de sensibilização, prevenção e incidência política, com humanidade e fé.

“Somos rede: sempre há espaço para amarrar as cordas e reforçar os nós, os pontos.”
(Eurides A. Oliveira)

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »