Rede Eclesial, reunida em Brasília, envia mensagem ao Papa Francisco

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|12.11.14| Por ocasião do Encontro Rede Eclesial Pan-Amazônica que acontece de 9 a 12 de setembro, na sede das  Pontifícias Obras Missionarias, em Brasília-DF, os 60 representantes de Instituições e que atuam no bioma amazônico e que se reúnem para fundar uma Rede Eclesial em vista da eficácia da missão, enviaram uma carta-mensagem ao Papa Francisco que, no início do evento, manifestou sua unidade com o grupo.

Na mensagem, os participantes comunicam ao Santo Padre a criação da Rede e os compromissos que assumem a partir de então, e asseguram uma missão baseada na unidade para bem servir a Igreja em vista do Reinado de Deus.

“Como compromisso, criamos formalmente a  formalmente a REDE ECLESIAL PAN-AMAZÔNICA (REPAM), a qual pomos, com total disponibilidade, ao serviço da Igreja para por em prática as orientações que nos oferece e que possa nos oferecer num futuro próximo”.

Leia carta na íntegra. 

CONSEJO EPISCOPAL LATINOAMERICANO

Departamento Justicia y Solidaridad

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Comissão Episcopal para a Amazônia

S.S. Francisco

Cidade do Vaticano

Brasilia, 12 de setembro de 2014

Querido Papa Francisco

Estamos reunidos, leigos, religiosos, religiosas, sacerdotes e bispos dos países na cidade de Brasília- Brasil para o encontro da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM.

Ficamos animados com sua mensagem cordial e lúcida cordial chegou a nós por meio Cardeal Pietro Parolin, Secretario de Estado. Mesmo assim, como sinal de comunhão e compromisso eclesial, um representante do Pontifício Conselho Justiça e Paz, o Sr. Tebaldo Vinciguerra. Obrigado Santo Padre!

Nestes dias reconhecemos os valores socioambientais das culturas ancestrais dos povos originários e o impacto destrutivo gerado pelo atual sistema econômico sobre a dignidade de pessoas e no seu entorno natural.

A REPAM assume como visão o que Sua Santidade disse em 19 de março de 2013: “Nossa vocação é cuidar de toda a criação, da beleza da criação, como nos diz o livro do Gênesis e como nos mostra São Francisco de Assis: ter respeito por todas as criaturas de Deus e pelo ambiente em que vivemos”.

Portanto, a missão da REPAM é a resposta de Deus aos clamores dos povos originários e de toda a humanidade, ao ter presente sua especial preocupação pela Amazônia e recordar o papel determinante da Igreja para o futuro da região. Motivou-nos a proposta: “Amazônia: Pulmão do planeta” e “coração da Igreja”. Também nos animou a participação dos cooperadores fraternos da América do Norte e Europa.

Como compromisso do nosso encontro, criamos formalmente a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), a qual colocamos à disposição e ao serviço da Igreja para por em prática as orientações que nos oferece e que possa nos oferecer no futuro próximo.

Rezamos por sua Santidade e encomendamos seu ministério petrino a especial à especial intercessão da Virgem Aparecida.

Cardenal Claudio Hummes                                                       Mons. Pedro Barreto

Presiente da Comissão para                                                     Presidente do Departamento de

 Episcopal para Amazônia – Brasil                                          Justiça e Solidariedade– CELAM

Mons. José Luis Azuaje                                                             Irmã Mercedes Casas

Presidente doSecretariado Latinoamericano                       Presidenta da Confederação

e Caribe  – Caritas – SELACC                                                   Latinoamericana e Caribenha de                                                                                                                                      Religiosas  e  Religiosos – CLAR

Publicações recentes