Protagonismos dos leigos e leigas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
O dia 24 de novembro, na 9ª Assembleia Geral do Povo de Deus, foi marcado pela reflexão e aprofundamento do tema  protagonismo dos cristãos leigos e leigas pela professora Dr. Lúcia Pedrosa que suscitou um bom debate e várias inquietações na Assembleia sobre os espaços e formas deste protagonismo. Este não deve ficar nos chavões “o tempo dos cristãos leigos e leigas chegou”.
 
A assessora, como também os membros do CNLB, bispos e membros de outros organismos ressaltaram que o Ano do Laicato mexeu com as bases e serviu para reavivar a chama adormecida dos cristãos leigos/as para a  vivência de sua vocação.
 
Agora é o tempo de dar novos passos. 
 
No momento orante que abriu os trabalhos da tarde foi levada a cruz que será entregue a todas as dioceses para a preparação do mês extraordinário missionário.
 
Monsenhor Antonio Catelam apresentou um esboço do esquema das próximas diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja do Brasil – 2019-2022 e os organismos se reuniram em grupo para, a partir da apresentação, trazer elementos que não estão presentes no esboço e que não poderiam ficar de fora. Esta foi uma forma concreta da Assembleia dar sua contribuição às Diretrizes.
 
Foi também apresentada e aprovada a carta aberta que será divulgada na missa  de encerramento do Ano do Laicato e da 9ª Assembleia, dia 25, na Basílica.
Todos foram unanimes que estas Assembleias devem continuar e ser a cada 4 anos, antecedendo a Assembleia dos Bispos onde se faz a aprovação das Novas Diretrizes.
 
Estiveram sempre presente todos os bispos da Comissão para o Laicato, o presidente e secretário da CNBB.

Publicações recentes