“Precisamos pedir a graça da imprudência”, diz monsenhor Piergiorgio aos jovens

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 16.12.13| Por ocasião do Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  em Brasília de 11 a 15 de dezembro, presidiu umas das celebrações eucarísticas, o representante da Santa Sé, encarregado de negócios da Nunciatura Apostólica, monsenhor Piergiorgio Bertoldi.

Em sua homilia, Piergiorgio salientou o tempo do advento e exaltou os atos missionários de Maria ao enfrentar os desafios das montanhas e demais empecilhos impostos pelo caminho para servir a sua parente, Isabel. Ao frisar a importância de sempre estar a caminho para o encontro e para o serviço, convidou os jovens a pedirem a Deus a graça da imprudência que, segundo ele, é fundamental para  o anúncio do evangelho. “Neste Santuário de Dom Bosco, que sempre confiou seus jovens à proteção da Bem-aventurada Virgem, peçamos, pois, a Maria, que acompanhe o nosso caminho pelas estradas dos jovens, implorando-lhe a graça da imprudência de quem leva consigo o tesouro mais precioso, a alegria do Senhor, para que, como Isabel, que assim que a voz da saudação de Maria chegou aos seus ouvidos, fez a criança exultar de alegria em seu seio (cf.Lc1,44), aqueles que encontramos possam sentir-se contagiados, no seu interior, pela alegria que  o Senhor nos deu, de maneira que nos encontremos em sintonia com o caminho de fé, que o Papa Francisco nos sugeriu, com a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, que é exatamente a alegria do Evangelho”, disse.

Antes de mais nada, gostaria de agradecer-lhes o convite para participar deste momento com vocês.  Ao mesmo tempo deverei pedir-lhes desculpas. Ainda envolvido pelo entusiasmo da JMJ no Rio – vocês haviam convidado o Núncio (que no momento se encontra na Itália) – e, agora, se encontram diante de mim.

Por outro lado, o caminho – e é precisamente sobre o caminho que procurarei refletir com vocês – é o lugar onde acontecem os mais variados encontros. Nos caminhos de Copacabana cruzamos nossos passos com os do Papa Francisco; em Brasília, o encontro não é tão emocionante; afinal quem está aqui sou apenas eu.

Pois bem, dizia que gostaria de refletir sobre o caminho, e quero fazê-lo porque é junto ao caminho que se desenvolve a cena do Evangelho de hoje. Contudo, gostaria de partir de outro trecho do Evangelho, aquele que ouvimos ontem, na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas: o Evangelho da visitação (Lc 1, 39-45).

Também naquele texto, o caminho é um elemento importante. Com efeito, depois da visita do anjo, Maria “levantou-se e foi depressa para a região montanhosa, a uma cidade da Judéia”.

E aqui há uma particularidade interessante. Maria está em Nazaré, na Galiléia; ora, para ir a Jerusalém ou para a Judéia, os galileus nunca passavam pela região montanhosa, isto é, pela Samaria, porque era perigoso, havia inimizade e corria-se o risco de pagar a ousadia com a vida. Por isso, percorriam sempre o caminho mais longo, e sem dúvida mais seguro, que seguia o vale do rio Jordão.

Ora, aqui, porém, o evangelista nos informa que Maria enfrenta a região montanhosa, enfrenta o perigo, enfrenta o risco, porque forte era o desejo de colocar-se a serviço de sua parente. É o amor que não conhece dificuldades. Então passa pela Samaria, um caminho certamente mais curto, porém, mais perigoso.

Como Maria também o Santo Padre parece fazer escolhas imprudentes. Não só renuncia ao carro blindado para enfrentar os dias, no Rio, ou a multidão na Praça São Pedro, mas renuncia a uma série de seguranças, como por exemplo, a segurança dos temas sobre os quais fala ou das pessoas a serem encontradas. A entrevista concedida no avião que levava o Papa Francisco de volta para Roma, depois da JMJ, é quase um ícone dessa imprudência.

E o é ao menos para nós encarregados dos trabalhos pastorais; e por encarregados não entendo somente nós que trabalhamos na Nunciatura, os Bispos, os sacerdotes, mas também vocês, responsáveis pela Pastoral da Juventude. Todos nós estamos empenhados em administrar o comum, a programação das coisas a serem feitas ou ditas que, quase instintivamente, fugimos das complicações que possam torná-las mais difíceis e, por isso, escolhemos o caminho, talvez mais longo, porém, mais seguro.

Contudo, Maria – que o Evangelho de Lucas apresenta como a Arca da Aliança, porque é ela que leva consigo o Filho de Deus – faz outra escolha: é a única escolha a consentir que também os samaritanos sejam abençoados pela passagem de Deus entre eles. Isto é nem sempre a segurança de nosso caminho coincide com o objetivo que nos leva a percorrê-lo.

Por outro lado, também o sucesso dos dias do Rio de Janeiro e, mais em geral, do início do Pontificado do Papa Francisco, nos diz que tal imprudência vale a pena: também os assim chamados distantes, talvez não se tenham convertido todos, mas ao menos, sentem-se menos distantes e menos excluídos.

Afinal, é claro que pelo caminho, como ocorre com as crianças do Evangelho de hoje, poderá acontecer de não sermos compreendidos. O jogo da vida que se desenvolve à beira dos caminhos é sempre complicado: há os que participam com entusiasmo; existem aqueles que, só para contrariar, não respeitam as regras – de maneira a fazer cara de luto no momento da alegria ou a rir quando é para chorar –  ou os que se sentem adultos para continuar a brincar, esquecendo-se de que aquele jogo é a própria vida.

É preciso enfrentar o risco e deixar-nos guiar pelo otimismo do Evangelho, confiando antes na alegria que o próprio Evangelho sabe infundir no coração da pessoa e que se transmite no encontro.

Assim, o caminho é o lugar do encontro. O lugar onde Ele se encontrou conosco como encontrou os discípulos de Emaús – como nos foi lembrado pelo Papa Francisco no Rio – e o nosso coração se aqueceu de alegria.

A Pastoral da Juventude e todas as outras pastorais só podem acontecer no mesmo lugar e com a mesma liberdade de espírito; devemos, portanto, deixar-nos guiar por aquilo que nos sugere Paulo, na segunda carta aos Coríntios: “Não é nossa intenção dominar a fé que vocês têm, mas colaborar para que vocês tenham alegria” (2Cor1,24).

Trata-se de voltar ao essencial do anúncio – os entendidos falariam de Kerigma – voltar à conversão anunciada por João Batista e, em seguida, para a dança do Emanuel, Deus conosco. Por outro lado, foi esse o percurso de preparação para a celebração da JMJ: primeiramente a peregrinação penitencial da Cruz, por todo o Brasil, para enfim chegar para a festa da fé, no Rio de Janeiro. Provavelmente, uma das razões da JMJ foi a essencialidade desse percurso.

Neste Santuário de Dom Bosco, que sempre confiou seus jovens à proteção da Bem-aventurada Virgem, peçamos, pois, a Maria, que acompanhe o nosso caminho pelas estradas dos jovens, implorando-lhe a graça da imprudência de quem leva consigo o tesouro mais precioso, a alegria do Senhor, para que, como Isabel, que assim que a voz da saudação de Maria chegou aos seus ouvidos, fez a criança exultar de alegria em seu seio (cf.Lc1,44), aqueles que encontramos possam sentir-se contagiados, no seu interior, pela alegria que  o Senhor nos deu, de maneira que nos encontremos em sintonia com o caminho de fé, que o Papa Francisco nos sugeriu, com a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, que é exatamente a alegria do Evangelho.

Fonte: CRB Nacional

Publicações recentes