Pesquisa aponta propostas para uma formação qualificada em tempos de mudança

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 22.01.|14|Acontece em Aparecida, São Paulo, desde o último dia 20, o 2º Seminário sobre Formação Presbiteral, promovido pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), da CNBB. Deste evento participam psicólogas que ajudam na formação dos seminaristas, formadores, diretores espirituais, professores, religiosos e religiosas, padres, bispos representantes dos regionais da CNBB e leigos.

O Seminário tem como temas-base o Sacerdócio a partir de Cristo, o presbítero como homem do coração de Jesus para a nova evangelização e o sacerdote como homem conquistado por Cristo para o serviço aos Irmãos e Formação Presbiteral à luz do Vaticano II.

Um questionário foi enviado previamente pela OSIB a todas as casas de formação com o objetivo de envolver os formandos e formadores nas discussões propostas pelo Seminário. Posteriormente foi feita a análise das respostas ao questionário enviado.

“O questionário versava sobre as Diretrizes da Igreja do Brasil e a repercussão da mesma no projeto de formação; o dia-a-dia da formação, o grau de satisfação com as casas de formação; o perfil dos formandos que se encontram nos seminários, hoje; linhas de formação; experiências missionárias”, relatou o presidente da OSIB, padre Domingos Barbosa Filho. A pesquisa revelou certa satisfação com as casas de formação; preocupação com formadores autoritários; perfil de formandos que estão nos seminários, o problema da homossexualidade, a presença das novas tecnologias, dentre outros.

O Assessor convidado para apresentar a análise do questionário foi o padre Manoel Godoy da arquidiocese de Belo Horizonte
que, a partir das respostas apresentou a realidade das Casas de Formação, hoje e ofereceu algumas pistas para responder à demanda da formação mostrada na leitura da realidade. “É preciso trabalhar mais a dimensão da missão na formação: eixo – pastoral-missionário; fazer intercâmbio de Projetos de Formação; continuar insistindo na formação de formadores; conhecer mais profundamente as juventudes e retomar as orientações e reflexão quanto às vocações homossexuais em vista de uma formação eficaz”, enfatizou padre Godoy.

Para o Reitor do Seminário de Teologia da Arquidiocese de Uberaba-MG,  padre Geraldo Maia, a análise feita causou grande esperança, pois, se pode perceber bons projetos para a formação, seriedade e muita preocupação em fazer com que a formação possa condizer com o tempo atual. “A esperança suscitada nos ajuda a superar estes desafios com os olhos fixos em Jesus, centro de toda a nossa vida cristã, de maneira especial, da vida sacerdotal”, disse. Para ele, manter os olhos fixos em Jesus é de fundamental importância, num mundo que oferece tantas outras possibilidades.

Rafaela Petroli Frizzo trabalha como psicóloga na orientação dos Seminaristas do Seminário Menor de Viamão (RS). Segundo ela, a Igreja não está preparados para lidar com nossas fragilidades humanas e, identificá-las e trabalhá-las é de fundamental importância. “Fico muito feliz pelo fato de o Seminário tratar com insistência na formação humano-afetiva, o que nos traz um bom prognóstico, boas perspectivas para trabalhar com os seminaristas e formadores.

No parecer de Rafaela muitos problemas poderiam ser evitados nas casas de formação se houvesse mais proximidade dos formadores com os formandos, olhar fraterno de compaixão. “Os formandos até tentam colocar o que estão sentindo, mas há por parte dos formadores, medo de enfrentar qualquer coisa que seja aparentemente problemática, ou uma fragilidade que é vista, muitas vezes, como um monstro. Os formadores por terem as suas fragilidades, as suas fraquezas, às vezes não sabem lidar com estas questões e as transformam em algo muito maior do que é”, afirmou.

De acordo com o Superior Provincial da Província Salesiana São Pio X e membro da Diretoria Nacional da CRB, padre Orestes Carlinhos Fistarol a presença da mulher na formação é um fator fundamental. “Para formar o presbítero em âmbito diocesano é indispensável que na formação haja participação das mulheres, porque isso ajuda, favorece para que ele também, na realidade, seja um homem também aberto para o mundo feminino, saiba relacionar com a mulher de uma maneira equilibrada”, disse.

Padre Orestes ressaltou ainda que é muito importante que a mulher não seja nos seminários somente a cozinheira, a lavadeira ou a empregada, mas que atue de maneira efetiva na formação. “Mulheres que possam incidir na forma como eles devem raciocinar, elaborar o conhecimento e o projeto de vida, a partir desta perspectiva. Uma formação onde a mulher é co-participante do processo formativo favorece muito o crescimento do jovem seminarista e do futuro padre”, argumentou.

O Seminário sobre a formação presbiteral continua até o próximo sábado, 25.

Leia também:

SEMINÁRIO DISCUTE DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PRESBÍTERO À LUZ DE CRISTO
“É DECISIVO UM OLHAR ATENTO PARA A VOCAÇÃO DE JESUS”, DIZ DOM PEDRO BRITO
SEMINÁRIO SOBRE A FORMAÇÃO DOS SACERDOTES COMEÇA NESTA SEGUNDA, EM APARECIDA

Veja imagens do Seminário 

Siga o Seminário no facebook

Assessoria de Comunicação do Seminário

 

Publicações recentes