Papa pede solução para migrantes cubanos na América Central

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Papa pede solução para migrantes cubanos na América Central

migrantes cubanos

Cidade do Vaticano (RV) – Após o Angelus deste domingo (27/12), festa da Sagrada Família, o Papa pediu uma solução para os cubanos impedidos de imigrar rumo aos Estados Unidos.

“O meu pensamento vai neste momento aos inúmeros migrantes cubanos que se encontram em dificuldade na América Central, muitos dos quais são vítimas do tráfico de seres humanos. Convido os países da região a renovarem com generosidade todos os esforços para encontrar uma rápida solução a este drama humanitário”.

Crise entre Costa Rica e Nicarágua

Cerca de 8.000 cubanos que estão bloqueados na Costa Rica desde o dia 13 de novembro, quando a Nicarágua começou a rejeitar o trânsito dos cubanos em seu território. A Costa Rica então decidiu interromper a emissão dos vistos provisórios para os cubanos em 18 dezembro. Neste sábado (26/12), autoridades costarriquenhas começaram o processo de deportação de 56 migrantes.

Nova trajetória

Os cubanos receiam que o melhoramente das relações entre Washington e Havana anunciado há cerca de um ano acabe com o antigo direito a asilo nos Estados Unidos. Por isso, muitos cubanos estão se apressando a fazer a viagem rumo ao território estadunidense.
Mais do que a arriscada travessia do Estreito da Flórida, onde a Guarda Costeira dos EUA pode deportá-los para Cuba, os cubanos estão optando cada vez mais por voar para países como Equador e prosseguirem a viagem por terra, pela América Central e o México.
(BF)

 

Publicações recentes