Papa lava os pés de 12 deficientes de diversas idades, etnias e religiões

“Para o rito do lava-pés escolhemos doze deficientes de diversas idades, etnias e religiões, com handicap de diversas gravidades’. De fato, é um gesto realmente universal de um Deus que se faz homem e serve a toda a humanidade e é sinal da misericórdia evangélica que quer abraçar, com o gesto do Papa, todo o mundo do sofrimento”. Foi o que afirmou à Rádio Vaticano o sacerdote Angelo Bazzari, Presidente da Fundação Padre Carlo Gnocchi, a respeito da Missa da Ceia do Senhor que o Papa Francisco presidirá na igreja do centro romano “Santa Maria da Providência”, para os deficientes e os funcionários da Obra de assistência.

“É um gesto que o Papa cumpre sempre na esteira daquela Igreja que quer servir primordialmente aos últimos, mas que evangelicamente são os primeiros. Este presente é certamente um carinho que o Papa Francisco faz ao mundo do sofrimento, ao universo habitado pelos mais frágeis e mais vulneráveis”, sublinhou padre Bazzari.

“Um gesto – acrescentou – que certamente quer semear esperança e se torna também um modelo a ser imitado, pois se coloca em continuidade, não somente com os gestos do nosso fundador, mas também com toda a ação da Fundação nos seus mais de 60 anos de vida”.

Ao falar sobre como nasceu esta ideia do Papa, o Presidente da Fundação Padre Gnocchi explicou que “a coisa foi simples: enviei uma carta ao Papa e depois o encontrei, por uns dois minutos, na Praça São Pedro e renovei o convite a ele. Me respondeu: Por que não? Pensemos sobre isto’. Após, quando nos chegou a notícia de sua decisão – observou – suscitou em todos nós grande admiração e uma alegre e trepidante espera. Consideramos este um gesto de grande apreço por todo o mundo dos deficientes’”.

Na Quinta-feira Santa, o Papa Francisco encontrará todos os funcionários dos dois centros de Roma, “Santa Maria da Paz” e “Santa Maria da Providência”, aos quais se juntarão delegações de todos os 27 centros Padre Gnocchi espalhados pela Itália.

Fonte: Rádio Vaticano

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »