Papa Francisco propõe o cuidado da Igreja pelas crianças

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Com a canonização de Francisco e Jacinta também queria propor a todos o cuidado da Igreja pelas crianças”, disse o papa Francisco no seu regresso de Fátima em 14 de maio de 2017.
Presidindo a oração do Rainha dos céus, na Praça de São Pedro, no dia de sua peregrinação ao santuário Português, o papa evocou o “clima de recolhimento e contemplação” destes dois dias durante os quais foram canonizados os dois pastorinhos de Fatima.

Maria, sublinhou o papa, “escolheu o coração inocente e a simplicidade” das crianças. O papa acrescentou, não é consequência das aparições, mas a fidelidade e o ardor com os quais responderam ao privilégio de verem a Virgem Maria … Muitas vezes eles rezaram o Rosário, fizeram penitência e ofereceram sacrifícios para o fim da guerra e pelas almas mais necessitadas da misericórdia” de Deus.

“Também em nossos dias, diz ele, há muita necessidade de oração e penitência para implorar a graça da conversão, e o fim das muitas guerras que existem em todo o mundo, e tambem de tantos conflitos absurdos, grandes, pequenos, e familiares, que desfiguram a face da humanidade”.

Palavras do Papa antes do Regina Coeli

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Ontem à noite regressei da minha peregrinação a Fátima: saudemos a Virgem de Fátima! E hoje a nossa oração mariana tem um significado particular, carregado de memória e profecia para aqueles que vêem a história através dos olhos da fé. Em Fátima, imerso na oração do povo santo fiel, a oração que flui ha cem anos como um rio, para implorar a proteção materna de Maria sobre o mundo.

Demos graças ao Senhor que me concedeu ir aos pés da Virgem Mãe como peregrino de paz e esperança. Agradeço sinceramente aos bispos, ao bispo de Leiria-Fátima, às autoridades do Estado, ao Presidente da República e a todos aqueles que ofereceram a sua cooperação. Desde o início, na Capela das Aparições permaneci em silêncio por um longo tempo, acompanhado pelo silêncio orante de todos os peregrinos, criou-se um clima de meditação e contemplação, durante o qual foram se desenvolaram os vários momentos de oração. E no centro de tudo estava e esta’ o Senhor ressuscitado, presente entre o seu povo na Palavra e na Eucaristia, e tambem presente entre muitos doentes que são protagonistas da vida litúrgica e pastoral de Fátima, como em todos os santuários marianos.

A Virgem em Fátima escolheu o coração inocente e a simplicidade dos pequenos Francisco, Jacinta e Lúcia, para serem os depositários da sua mensagem. Estas crianças aceitaram-ne dignamente, e são reconhecidos como testemunhas confiáveis das aparições, tornando-se modelos de vida cristã. Com a canonização de Francisco e Jacinta, queria propor a toda a Igreja o seu exemplo de fidelidade a Cristo e testemunho evangélico. Também queria propor a toda a Igreja que se cuide das crianças. A sua santidade não é uma consequência das aparições, mas da fidelidade e ardor com os quais responderam ao privilégio de verem a Virgem Maria. Após o encontro com “a Bela Senhora”, eles assim a chamavam – muitas vezes eles rezavam o rosário, faziam penitência e ofereciam sacrifícios para o fim da guerra e pelas almas mais necessitadas da sua misericórdia. Também nos nossos dias, há muita necessidade de oração e penitência para implorar a graça da conversão, para implorar o fim de tantas guerras no mundo enteiro, espalhando-se cada vez mais, assim como o fim de muitos conflitos absurdos – grandes e familiares, pequenos -, que desfiguram a face da humanidade. Deixemo-nos guiar pela luz vinda de Fátima. Que o Coração Imaculado de Maria seja sempre o nosso refúgio, a nossa consolação e o caminho que nos conduza a Cristo.

Fonte: ZENIT

Publicações recentes