Papa Francisco destaca solenidade da Imaculada Conceição

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano, 08 dez (SIR) – O Papa destacou ao meio-dia deste domingo, 8, no Vaticano a celebração da solenidade litúrgica da Imaculada Conceição de Maria, “preservada do pecado original”, e disse que este dia recorda o projeto de Deus para humanidade “livre do pecado”. “Também nós, desde sempre, fomos escolhidos por Deus para viver uma vida santa, livre do pecado. É um projeto de amor que Deus renova sempre que nós aproximamos dele, especialmente nos Sacramentos”, disse Francisco, perante dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro para a oração do Ângelus.

O Papa abordou a dimensão teológica do dogma católico, segundo o qual Maria nasceu sem o pecado original, “isto é, da fratura na comunhão com Deus, com os outros e com a criação que fere em profundidade cada ser humano”. “Esta fratura foi curada, em antecipação, na mãe daquele [Jesus] que veio libertar-nos da escravidão do pecado: a Imaculada está inscrita no desígnio de Deus, é fruto do amor de Deus que salva o mundo”, precisou. Francisco recordou que o Evangelho segundo São Lucas apresenta Maria como uma jovem de Nazaré, “pequena localidade da Galileia, na periferia do império romano e também na periferia de Israel, um pequeno país”. “Contudo, pousou sobre ela o olhar do Senhor, que a escolheu para ser mãe do seu Filho”, sublinhou.

O Papa convidou os presentes a repetirem a expressão “cheia de graça” que o Evangelho coloca na boca do anjo Gabriel, ao saudar Maria. “Quando o anjo a chama ‘cheia de graça’, ela sente-se muito perturbada, porque na sua humildade se sente um nada diante de Deus”, frisou. Francisco observou que, apesar das dificuldades, Maria “escuta, obedece interiormente e responde”: “Nossa Senhora nunca se afastou deste amor, toda a sua vida, todo o seu ser é um ‘sim’ a Deus, mas não foi fácil para ela”. “O mistério desta jovem de Nazaré que está no coração de Deus não nos é estranho, estamos ligados, Deus pousa o seu olhar de amor sobre cada homem e cada mulher”, prosseguiu. A solenidade (categoria mais elevada de celebração litúrgica) da Imaculada Conceição coincidiu este ano com o segundo domingo do Advento, tempo de preparação para o Natal, no calendário católico. Francisco destacou este fato e disse que a Virgem Maria mostra “como viver este tempo do Advento na espera do Senhor”.

Após a reza do Ângelus, o Papa aludiu ao 350.º aniversário da fundação da primeira paróquia católica na América do Norte, a de Notre-Dame, no Quebec, no Canadá. Francisco lembrou ainda que esta tarde vai rezar junto ao monumento dedicado à Imaculada Conceição na Praça de Espanha, centro de Roma. “Peço-vos que se unam espiritualmente a mim nesta peregrinação, que é um ato de devoção filial a Maria, para lhe confiar a cidade de Roma, a Igreja e toda a humanidade”, explicou.

Na volta ao Vaticano, o Papa vai fazer uma parada na Basílica de Santa Maria Maior, para rezar diante da imagem de Maria, ‘Salus populi romani (‘protetora do Povo Romano’). “Olhemos para ela (Maria) e deixemo-nos guiar por ela, aprendamos a ser mais humildes e também mais corajosos no seguimento da Palavra de Deus, para acolher o abraço terno do seu filho Jesus, um abraço que nos dá vida, esperança e paz”, disse Francisco, na sua catequese dominical. O monumento à Imaculada Conceição, na Praça de Espanha, foi inaugurado por Pio IX, em 1857, e a visita anual ao local começou no pontificado de João XXIII, em 1958.(fonte: verbonet)

Oração do Papa Francisco à Imaculada Conceição

Virgem Santa e Imaculada,
a Ti, que és a honra do nosso povo,
e a defensora atenta da nossa cidade,
(a Ti) nos dirigimos com confiança e amor.

Tu és a Toda Bela, ó Maria!
Em Ti não há pecado.

Suscita em todos nós um renovado desejo de santidade:
brilhe na nossa palavra o esplendor da caridade,
habitem no nosso corpo pureza e castidade,
torne-se presente na nossa vida toda a beleza do Evangelho

Tu és a Toda Bela, ó Maria,
Em Ti se fez carne a Palavra de Deus.

Ajuda-nos a permanecer na escuta atenta da voz do Senhor:
nunca nos deixe indiferentes o grito dos pobres,
não nos encontre distraídos o sofrimento dos doentes e dos carecidos,
comovam-nos a solidão dos idosos e a fragilidade das crianças,
seja sempre amada e venerada por todos nós cada vida humana.

Tu és a Toda Bela, ó Maria!
Em Ti, a alegria plena da vida bem-aventurada, com Deus

Faz com que não percamos o significado do nosso caminho terreno,
ilumine os nossos dias a luz gentil da fé,
oriente os nossos passos a força consoladora da esperança,
anime o nosso coração o calor contagioso do amor
permaneçam os olhos de todos nós bem fixos em Deus, onde há a verdadeira alegria.

Amém!

Publicações recentes