Papa estará presente no IX Encontro Mundial das Famílias

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Em vista de sua Viagem Apostólica à Irlanda para o IX Encontro Mundial das Famílias no sábado e domingo próximo, o Papa enviou uma videomensagem – transmitida na abertura do evento na noite de terça-feira – na qual recorda a importância de preparar os jovens para o futuro.

“Estou entusiasmado com a ideia de voltar à Irlanda”: com esta frase pronunciada em inglês, o Papa Francisco saúda todo o povo irlandês, que no próximo final de semana acolherá o Pontífice.

Trata-se da primeira visita como Papa, mas a segunda de Bergoglio, que esteve no país por alguns meses em 1980 para estudar a língua inglesa num colégio jesuíta.

Encontro Mundial das Famílias

A videomensagem de Francisco é centralizada no motivo de sua viagem: o encontro Mundial das Famílias, inaugurado na terça-feira (21/08) em Dublin.

“Como sabem, o Encontro Mundial é uma celebração da beleza do plano de Deus para a família; é também uma ocasião para as famílias provenientes de todas as partes do mundo de se encontrar e se encorajar em viver sua especial vocação. As famílias, hoje, enfrentam muitos desafios em seus esforços para encarnar um amor fiel, para crescer filhos com valores saudáveis e para ser na comunidade fermento de bondade e cuidado recíproco”, afirma o Papa.

De modo especial, o Pontífice falou da juventude:

“ Os jovens são o futuro! É muito importante preparar os jovens para o futuro, prepará-los hoje, no presente, mas com as raízes do passado: os jovens e os avós. É muito importante. ”

Francisco estende sua saudação a todos os membros da família irlandesa e às pessoas empenhadas na preparação de sua visita.

“Agradeço a todos cordialmente. Peço a cada um que reze para que este Encontro seja um momento de alegria e também de serenidade, uma carícia do tenro amor de Jesus por todas as famílias e, na verdade, por cada filho de Deus. Eu lhes garanto a minha proximidade, a minha oração e os convido a rezarem por mim, pois eu preciso. De coração, lhes concedo a minha bênção.”

Programa da viagem

O Papa participará dos eventos finais do Encontro em Dublin: no sábado, da Festa das Famílias no Croke Park. No dia seguinte, presidirá a missa de encerramento no Phoenix Park, também na capital.

Na agenda Francisco, constam também outros momentos, como o Angelus na Basílica do Santuário mariano de Knock, em County Mayo, a cerca de 200km da capital.

Sábado, Francisco irá visitar um centro de acolhimento para famílias sem-casa, administrado por frades capuchinhos. Antes, terá audiências com o presidente irlandês, Michael Higgins, e com representantes das autoridades, da sociedade civil e do corpo diplomático presente no país.
Como é comum nas viagens internacionais, o Papa Francisco irá encontrar-se com os bispos irlandeses, no Convento das Irmãs Dominicanas, em Dublin, logo após a missa de encerramento.

A viagem à Irlanda será a 24ª visita internacional do Pontificado de Francisco e a primeira de um Papa a este país desde 1979, quando João Paulo II esteve lá.

O Papa Francisco já participou de um Encontro Mundial das Famílias na edição de Filadélfia (EUA), em 2015.

Fonte: vatican.news

Publicações recentes