O papa Francisco em Cuba e EUA: apresentados principais momentos da viagem

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Uma viagem longa, complexa, mas muito bonita”: o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, apresentou, na manhã desta terça-feira, a 10ª Viagem Apostólica Internacional do papa Francisco, viagem esta que o levará a Cuba e EUA, e na qual visitará também a sede das Nações Unidas. O Pontífice estará em viagem de 19 a 28 de setembro. Foram apresentados os principais momentos da visita.

Atendo-se à primeira etapa da viagem, Cuba, o religioso jesuíta recordou São João Paulo II e Bento XVI, os outros dois Pontífices que visitaram a Ilha caribenha. Havana, Holguín e Santiago de Cuba serão as cidades visitadas pelo Santo Padre.

Destaque para a missa na Praça da Revolução José Martí, durante a qual o Pontífice dará a Comunhão a cinco crianças, como sinal de esperança e crescimento para a Igreja cubana. Embora não conste no programa, não se exclui um possível encontro do papa com o líder máximo, o ancião Fidel Castro.

Outros momentos que merecem destaque: o encontro com os jovens na capital; depois, em Santiago, a visita devocional à Virgem da Caridade do Cobre, no centenário da proclamação da Virgem como padroeira da Ilha e, por fim, a saudação às famílias.

Deixada Cuba, o papa Francisco se transferirá a Washington, onde será acolhido pelo Presidente estadunidense Barack Obama e por demais autoridades civis e religiosas. A cerimônia oficial de boas-vindas terá lugar no dia sucessivo, 23 de setembro, na Casa Branca.

Na capital norte-americana, o Papa canonizará o Beato Junípero Serra, espanhol franciscano, grande evangelizador do continente americano no Séc. XVIII. No dia seguinte, Francisco será o primeiro Pontífice a entrar no Congresso dos EUA, onde falará aos deputados.

Outro momento marcante será a visita à sede das Nações Unidas, em Nova York, na qual o papa Francisco fará um aguardado discurso. Depois, a visita a Ground Zero, lugar do memorial dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Por fim, a cidade de Filadélfia acolherá o Papa Francisco no VIII Encontro Mundial das Famílias. Em todas as três cidades estadunidenses o Santo Padre dará particular atenção aos pobres, aos detentos e às iniciativas de caridade e beneficência.

Ao todo, o papa fará 26 discursos: 8 em Cuba e 18 nos EUA. Deixando o solo estadunidense no dia 27 de setembro, o voo que o traz de volta ao Vaticano chegará a Roma dia 28.

Fonte: Rádio Vaticano

 

Publicações recentes