“O nosso lugar na Igreja é o de servidores”, afirma assessora da CRB Nacional

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 20.09.2015| Assim se expressou em Coletiva de Imprensa na sede das Pontifícias Obras, no último dia 1, a assessora  executiva da CRB Nacional para a Missão e missionária da Congregação das Servas do Espírito Santo, Irmã Maria de Fátima Kaap.

De acordo com Irmã Fátima, humanidade, missão e serviço se complementam e dão eficácia à ação da Igreja no mundo. “Quanto mais humanos formos, quanto mais nos tornarmos servidores como Cristo, a revelação mais clara da missão. A Igreja é servidora e estamos a serviço da Boa Nova. Quando assumimos o nosso lugar que é o serviço, o Reino de Deus resplandece”.

Na ocasião, Irmã Fátima lembrou o trabalho missionário realizado no Haiti desde de 2010 e enfatizou que o país ainda precisa ser reconstituído, social, econômica, espiritual e psicologicamente e que a presença das Irmãs não é nada mais que a presença misericordiosa de bondosa de Deus. “Elas são  o gesto amoroso, compassivo e misericordioso de Jesus.  A esperança dos Haitianos ao sair de lá em processo constante de migração é encontrar um lugar onde possa viver, ter sonhos, reconstituir a família”.

Sobre o material do mês missionário, Kaap acredita que será um conteúdo importante para ajudar a revigorar o espírito missionário da Vida Consagrada.

Em consonância com a Igreja que tem refletido e internalizado desde o tema da Campanha da Fraternidade deste ano o lema do serviço, as Pontifícias Obras Missionárias quer reafirmar – fundamentada na Palavra de Deus – a todos os cristãos que ‘missão é servir’. Este é o lema proposto para as orações, reflexões e encontros grupais do mês de outubro.

“É assim que Jesus vivencia a missão: como servo de Deus que serve de todo o coração. Ele se faz presente para libertar a vida das pessoas, salvar e comunicar essa graça de Deus a todos”, afirmou em Coletiva de Imprensa, realizada na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília no último dia 17, o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias.

Referindo-se às Sagradas Escrituras, dom Esmeraldo fundamentou a missão da Igreja na própria missão conferida a Jesus pelo Pai. E para ele, a missão da Igreja é a mesma de Jesus: servir. A missão de Cristo é a missão da Igreja que é dada pelo próprio Jesus. ‘Como o Pai me enviou eu também vos envio. Ide por todo mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura’”, enfatizou.

Lembrou, ainda que a consciência de uma Igreja toda missionária “desabrocha no Concílio Vaticano II e outros documentos como Evangelli Guadium reforçam essa vocação e a convicção de que todos somos chamados ao seguimento de Jesus e que a Igreja tem uma missão que não está restrita a algumas pessoas”.

“Temos a alegria de apresentar esse trabalho, fruto de suor, que com certeza, nas comunidades, nos grupos, escolas, aonde for possível, fará um bem para ajudar os nossos cristãos a se motivarem para o serviço, para a missão”, disse o diretor das Pontifícias Obras Missionárias, padre Camilo Pauletti.

Dia Mundial das Missões é o momento mais significativo da Campanha missionária, celebrado no penúltimo domingo do mês de outubro (este ano, dia 18). Neste dia é  feita a Coleta para a qual foram distribuídos 11 milhões de envelopes. “Inúmeros projetos e mais de 3 mil instituições são ajudadas com a Coleta Missionária”, explicou padre Camilo e fez um apelo para que todos os cristãos e comunidades ajudem a realizar esse serviço em favor das missões em todo o mundo.
Ainda segundo padre Camilo, “as ofertas vêm crescendo em torno de 5% ao ano sendo que a de 2014 ultrapassou os 9 milhões de reais. “Os cristãos ficam contentes quando são motivados a colaborar. Isso também é um serviço que ajuda as missões”.

Para a aquisição do material ( vídeo, DVDs, cartazes), acesse a Campanha Missionária no site das Pontifícias Obras.

Publicações recentes