“O destino da Palavra de Deus, como em Jesus, é se fazer carne em nós, hoje” diz Cardeal de Aviz aos consagrados

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins |02.03.2016| Uma Celebração Eucarística na tarde desta quarta, 02, encerrou o primeiro dia do encontro da Vida Consagrada que se reúne no Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba.

O evento conta com a participação de mais de 600 religiosos e religiosas advindos de todas as regiões do Brasil para debaterem o tema “Vida Religiosa Consagrada, encarnação da Misericórdia do Pai no mundo.

Em sua homilia, dom João destacou a importância da Palavra de Deus, que hoje, é acessível a todos os cristãos e que deve ser lida, meditada e vivenciada. “Em Jesus, esta encarnação é completa. A Palavra se fez pessoa e em nós discípulos seus, o destino da Palavra é, também, se fazer carne, a nossa carne, nosso jeito de ser”, disse

De acordo com dom João, a Bíblia nas mãos do povo, é hoje, a força das comunidades, onde a Palavra de Deus é meditada com calma, com profundidade. “Nunca se ouviu dizer de um povo que teve seu Deus tão perto de si como nós temos o nosso Deus perto de nós. É uma das conclusões da primeira leitura que ressalta que Deus estabelece aliança com seu povo”.

É preciso deixar, acrescenta, “que a nossa vida se aproxime da Palavra. A meditação não está em função da observância da lei, pois esta não liberta, é fria. Ela já foi superada pela própria pessoa do Senhor que é a Palavra viva. Esse encontro com Jesus é que provoca em nós experiências novas, significativas que se tornam eixo da nossa vida”.

Para dom João, um dos costumes bonitos que deveria fazer parte das congregações e,- seguramente nossos fundadores queriam isso – é que a Palavra seja traduzida em experiência na comunidade. “Se alguém conta a experiência da Palavra vivida, não pode ser contestado porque é vida e ao mesmo tempo ilumina. Deus é luz para a comunidade. Isso fortalece o caminho, consola, reestrutura, simplifica, modifica, faz a gente caminhar”, garantiu.

“Queremos agradecer a Deus nesta missa porque Jesus é a Palavra viva no meio de nós. Ele nos une. Esta diferença de carisma é a Igreja de Deus. Tocamos também nas feridas mas não para pararmos nelas, sabendo que é o amor de Deus que conta. Podemos responder por uma vida vivida Nele. Que esse encontro nos ajude a dizer esse sim generoso, juntos, como Igreja, para que o Reino de Deus possa indicar luzes para o nosso tempo. Que nós cristão sejamos firmes, diferentes. Que possamos ser Palavra encarnada”, concluiu.

O encontro dos consagrados e consagradas encerra na tarde desta quinta, 03, com a celebração de entrada pela Porta Santa, quando a assembleia receberá as santas indulgências.

Veja imagens do evento.

Publicações recentes