Núcleo de Petrópolis promove Encontro Formativo da CRB

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Fraternidade Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, acolheu neste sábado (16/03), o 1º Encontro da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) do núcleo de Petrópolis (RJ). As diversas Congregações e Ordens refletiram sobre o tema: “Os desafios da Animação Vocacional para a Vida Religiosa Consagrada”, que contou com a assessoria do Irmão Cícero, Canossiano, que atualmente é responsável pelo ramo da caridade na Paróquia São Sebastião, em Piabetá (RJ).

Refletiu-se sobre a grande necessidade de analisar, trabalhar e dar ênfase no que diz respeito à questão vocacional. É preciso colaborar no discernimento dos jovens que desejam seguir a Cristo, mas que ainda não possuem clareza de sua vocação e missão.

Os participantes puderam discutir, refletir e propor novos caminhos, tendo em vista os desafios que a atualidade apresenta, por meio de trabalhos em pequenos grupos. “Como dar um sim definitivo ao chamado de Deus, no meio de tantas incertezas e superficialidades?”, questionou Irmão Cícero.

Os religiosos e religiosas são convocados pelo próprio Cristo a “ir pelo mundo e anunciar o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16,15). Neste sentido, destacou-se que se faz necessário compreender que cada religioso e religiosa é animador e animadora vocacional, além de guardiães e propagadores do carisma de seus fundadores.

Encerrou-se o encontro com um almoço partilhado entre as casas religiosas. O próximo evento será em agosto, na escola doméstica de Nossa Senhora do Amparo em Petrópolis, que sediara o Congresso Diocesano da Vida Religiosa.

Coordenação do núcleo da CRB de Petrópolis.

Publicações recentes