Alegria e paz
Iniciemos felizes e em paz o ano de 2017, celebrando e agradecendo a
Deus por pertencermos a este tempo e a este espaço, fazendo parte da história
e fazendo história. Na Laudato Si’, o Papa Francisco ensina que paz
é muito mais que ausência de guerra, e afirma: “a paz interior das pessoas
tem muito a ver com o cuidado da ecologia e com o bem comum, porque,
autenticamente vivida, se reflete num equilibrado estilo de vida aliado com
a capacidade de admiração que leva à profundidade da vida”.
Na seção Rosto de Misericórdia, Zelia Castilho afina-se com o Papa
e expressa: “Louvado sejas, meu Senhor, pelos irmãos que abraçam com
reverência a Mãe-Terra, nossa casa comum, fraterna e sororalmente celebrada.
E com o coração, nela não enxergam a fonte da riqueza perversa,
origem da exploração de poucos sobre tantos e tantos deserdados”.
A seção Mártires/Santos traz a breve biografia de Nhá Chica: “Foi toda
do Senhor. Se dava bem com os pobres, ricos e com os mais necessitados.
Atendia a todos os que a procuravam, sem discriminar ninguém, e para
todos tinha uma palavra de conforto, um conselho ou uma promessa de
oração”.
Você e sua instituição conhecem o Modelo de Intervenção Global em
Sexologia (MIGS)? Jurema Maria Berti nos apresenta na seção Informes:
“O MIGS propõe métodos de intervenção educativos e terapêuticos que
podem adaptar-se a muitas áreas das ciências humanas (medicina, psicologia,
sexologia, ciência sociais, pastoral, teologia, filosofia, pedagogia, educação
etc.)”.
Também nos Informes, Irmã Ideneide do Rego narra sua experiência de
intercongregacionalidade no Haiti. “Sou grata a Deus por participar desta
experiência da Comunidade Intercongregacional no Haiti, coordenada
pela CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil e CNBB – Conferência
Chaves de compreensão “deste momento triste para
o brasileiro” (Papa Francisco)
Clemente Ivo Juliatto apresenta o texto “A educação nas escolas católicas”.
Ele explica: “o presente artigo aborda aspectos relativos à educação
oferecida nas escolas católicas, a maior parte delas mantidas por congregações
religiosas. Relembra o que se entende por educação e observa algumas
características das escolas. Fala sobre o carisma cristão na educação
confessional católica e sobre as intenções que orientaram a fundação dessas
escolas no passado. Trata de aspectos da espiritualidade, ou do cultivo do
espírito, que as congregações ainda acham válidos e que não podem ser
descuidados na educação que oferecem. Finalmente, aborda aspectos relativos
à qualidade da educação e dos estabelecimentos educacionais”.
Por fim, o Irmão Ignácio Lúcio Weschenfelder escreve sobre o Documento
Identidade e missão do Religioso Irmão na Igreja, com o texto: “‘E todos
vocês são irmãos’ (Mt 23,8) – Alguns destaques de um importante documento”.
O autor esclarece: “Uma leitura atenta deste documento permite
identificar valores expressos com clareza sobre a Vida Consagrada
de Irmãos. Esses valores desvendam a identidade do Irmão como leigo e
membro profundamente integrado na vida da Igreja. Nele se manifesta e
expressa, da maneira mais genuína, o seguimento de Jesus Cristo”.
Irmão Lauro Daros, marista