Nota | Em apoio e solidariedade ao Papa Francisco, Dom Orlando e CNBB

Download da Nota

A Conferência da Família Franciscana do Brasil se une a todas as pessoas de bom senso e equilíbrio para manifestar seu apoio e solidariedade ao Papa Francisco, à Conferência dos Bispos do Brasil – CNBB e a D. Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.

O compromisso de nossos pastores para com a verdade e a defesa do bem para o povo de Deus fundamenta-se no Evangelho, portanto, em Jesus Cristo. Na CNBB, temos uma instituição fiel a Igreja e ao Papa Francisco, que busca comunhão também no sofrimento do povo de Deus diante do anúncio do Evangelho e do Ensino Social da Igreja. Uma instituição que “jamais se acovardou diante das mais difíceis situações, sempre cumpriu sua missão merecedora de respeito pela relevância religiosa, moral e social na sociedade brasileira” (Carta Aberta da CNBB, 16/10/21).

Reiteramos o nosso respeito e afeto ao Papa Francisco, nossa solidariedade à CNBB e ao Exmo. e Revmo. D. Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. Todos, no pastoreio da Igreja, levados pelo Espírito, escrevem e dizem a partir de tudo o que disse e fez o Bom Pastor.

O salmista, com sabedoria, diz que “sem descanso devemos procurar a paz” (Sl 34/33, 15). São Francisco de Assis nos recomenda: “Assim como proclamais a paz com a boca, assim em maior medida a tenhais nos vossos corações. Ninguém por meio de vós seja provocado à ira ou ao escândalo, mas todos sejam provocados pela vossa mansidão à paz, à benignidade e à concórdia” (LTC 58, 4-5). E, na Regra Não Bulada nos deixa a recomendação: “E em cada casa em que entrarem, digam primeiro: Paz a esta casa” (14, 2). São palavras que convidam para sermos semeadoras e semeadores da paz e da esperança.

A CFFB convoca a todas as Irmãs e Irmãos para, especialmente na Semana da Paz, de 24 a 30 de outubro, unirmo-nos em oração pelo Papa Francisco e D. Orlando Brandes. Em sintonia e orações, juntos, vamos refletir, partilhar e traçar estratégias de ação que nos envolvam na cultura da paz e do encontro, a exemplo de São Francisco e Santa Clara de Assis.

Na Festa do Apóstolo Lucas, que o Senhor nos abençoe e guarde. Volte para nós a sua face e nos dê a paz (cf. BnC).

Brasília, 18 de outubro de 2021

Irmã Cleusa Aparecida Neves, CFA
Presidente da CFFB

Posts relacionados