Nota de falecimento, Dom Frei Célio de Oliveira Goulart

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, ofm

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim , nunca morrerá!” (Jo 11, 25-26)

Com profundo pesar comunicamos o falecimento do querido pastor,  bispo diocesano Dom Frei Célio de Oliveira Goulart. Faleceu aproximadamente às 02h, do dia 19 de janeiro de 2018, na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, onde estava internado desde o dia 26 de dezembro de 2017. Dom Célio lutava contra um câncer, desde dezembro de 2016.

O velório será na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a partir das 07h. Dia 20, às 10h, nesta Igreja será celebrada a Missa de Corpo Presente, presidida pelo Senhor Arcebispo Metropolitano e concelebrada pelo clero diocesano e demais bispos e padres presentes. Após esta Missa, o féretro seguirá para a cidade de Itaúna. onde será velado na Igreja Matriz de Sant’Ana. Dia 21, após Missa na Matriz, às 10h, será sepultado. Conforme desejo de seus familiares será sepultado em Itaúna, no jazigo da família, junto de seus pais.

Que o Senhor Ressuscitado, aquele que venceu a morte, o receba no céu, junto à Mãe de Jesus e do Seráfico Pai São Francisco de Assis.

Quem foi Dom Frei Célio

Dom Frei Célio de Oliveira Goulart, ofm (Piracema, 14 de setembro de 1944 – São João del-Rei, 19 de janeiro de 2018) foi frade franciscano e bispo católico brasileiro. Foi bispo de Leopoldina, Cachoeiro de Itapemirim e de São João del-Rei.
Fez seus estudos de filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Já o curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis, e no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores. Em agosto de 1998 foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina e adotou como lema “A cruz é a força de Deus” sendo ordenado na cidade de Pirapora (MG), onde desempenhava seu ministério na Paróquia São Sebastião, por Dom Paulo Lopes de Faria, na época Arcebispo Metropolitano de Diamantina. Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES). De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB (estados de Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente da CNBB. Dom Célio tomou posse como bispo da diocese de São João del-Rei no dia 17 de julho de 2010.

A CRB Nacional expressa sentimentos e solidariedade à família franciscana, aos familiares e diocesanos de Dom Célio.

Publicações recentes