Nota de apoio a Dom Luiz Fernando

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Nota de apoio a Dom Luiz Fernando

                              

CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DO BRASIL

SDS – Bloco H – Nº 26 – Salas 501 a 517 – Edifício Venâncio II

Tel (61) 3226-5540 – Cel 98451-0248

70393-900 – BRASÍLIA – DF

presidente@crbnacional.org.br

 

Nota de apoio a Dom Luiz Fernando
Foto: Vatican News/ Dom Luiz Fernando

 

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (Jo 8,32).

 

A todos as mulheres e homens de boa vontade

 

    A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em solidariedade e plena fraternidade com Dom Luíz Fernando Lisboa, Bispo de Pemba/Moçambique, fazendo eco à nota da Conferência dos Institutos Religiosos de Moçambique (CIRMO), grupo de Pemba, vem a público manifestar o nosso mais veemente repúdio as acusações proferidas pelo Jornal Público de 04/11/2019, de Cabo Delgado, que denigre a pessoa do Bispo e a missão da Igreja Católica em Pemba.

    Tais acusações ferem profundamente a dignidade do Povo de Deus, do clero e da Vida Religiosa Missionária presente naquela vasta e complexa região. O Papa Francisco, na recente visita a Moçambique, recordava as autoridades civis: “Ao longo de todos estes anos, experimentastes que a busca da paz duradoura – uma missão que envolve a todos – exige um trabalho árduo, constante e sem tréguas, pois a paz é «como uma flor frágil, que procura desabrochar por entre as pedras da violência» (Francisco, Mensagem para o Dia Mundial da Paz, 2019) e, por isso, requer que se continue a afirmar com determinação mas sem fanatismo, com coragem mas sem exaltação, com tenacidade mas de maneira inteligente: não à violência que destrói, sim à paz e à reconciliação”. 

A Igreja em Pemba colabora com esta missão e realiza o que o Evangelho exige, como recordou o Papa aos Bispos, religiosos e religiosas: “A vossa vocação é evangelizar; a vocação da Igreja é evangelizar; a identidade da Igreja é evangelizar. Não é fazer proselitismo! O proselitismo não é evangelização. O proselitismo não é cristão. A nossa vocação é evangelizar. A identidade da Igreja é evangelizar.”

Consciente desta missão de Paz e do Evangelho, a Igreja, em comunhão com seu Bispo, tem uma missão profética a realizar; certamente por isto é acusada e perseguida. Reiteramos nosso apoio e solidariedade à Vida Religiosa Consagrada, ao Clero e confiamos a Estrela da Evangelização, Maria, que interceda por Dom Luíz Fernando, para que tenha o devido discernimento e a força do Espírito Santo no cumprimento de sua missão.                                

Brasília, 07 de novembro de 2019

 

Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro

Presidente da CRB Nacional

Publicações recentes