Necessitamos urgentemente de uma nova cultura vocacional, expressa Papa Francisco

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Hoje é necessária uma Pastoral Vocacional de horizontes amplos e com o espírito de comunhão”, indicou o Papa Francisco durante a Audiência concedida na Sala Paulo VI aos participantes da Convenção patrocinada pelo Escritório Nacional para a Pastoral Vocacional da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

Uma pastoral vocacional “capaz de ler com coragem a realidade assim como ela é, com suas fadigas e resistências, reconhecendo os sinais de generosidade e beleza do coração humano. É preciso levar novamente para dentro das comunidades cristãs uma nova cultura vocacional”, afirmou o Papa.

“Não se cansem de repetir: ‘eu sou uma missão’ e não simplesmente ‘tenho uma missão’”, exortou o Santo Padre. “Estar em estado permanente de missão requer coragem, audácia, fantasia e desejo de ir além”.

Assinalou que “o sim total e generoso de uma vida que se doa é semelhante a uma fonte de água, escondida por muito tempo nas profundezas da terra, que espera para jorrar e escorrer num fluxo de pureza e frescor. Os jovens hoje precisam de uma fonte de água fresca para saciar a sede e prosseguir o seu caminho de descoberta”.

O Papa situou seu discurso diante do “horizonte e do caminho para a Assembleia sinodal de 2018 sobre o tema ‘Jovens, fé e discernimento vocacional’”

“Neste horizonte se situa também seu serviço, com seu estilo de anúncio e de acompanhamento vocacional”, explicou Francisco.

“Tal empenho requer paixão e gratuidade. A paixão do envolvimento pessoal, do saber cuidar das vidas que lhes são entregues como um baú que possui um tesouro precioso a ser preservado. A gratuidade de um serviço e ministério na Igreja que exige respeito por aqueles que são seus companheiros de caminhada. É o compromisso de buscar sua felicidade, e isso vai além de suas preferências e expectativas”.

Saber escutar, estar disposto a dedicar o tempo aos jovens são as chaves para o discernimento vocacional, indicou o Papa: “Para ser críveis e entrar em sintonia com os jovens é preciso privilegiar o caminho da escuta, do saber perder tempo em acolher as suas perguntas e seus desejos”.

“Seu testemunho – continuou – será mais persuasivo se, com alegria e sinceridade, souber transmitir a beleza, o estupor e a maravilha de estar apaixonados por Deus, homens e mulheres que vivem com gratuidade sua escolha de vida por ajudar a deixar uma pegada inédita e original na história. Isso requer não se deixar enganar pelas tensões externas e confiar-se à misericórdia e à lealdade do Senhor, reavivando a fidelidade de nossa escolha e o frescor desse ‘primeiro amor’”.

O Pontífice afirmou que “prioridade do anúncio vocacional não é a eficiência do que fazemos, mas atenção privilegiada à vigilância e ao discernimento. É ter um olhar capaz de ver o lado positivo nos eventos humanos e espirituais que encontramos; um coração surpreendido e agradecido diante dos dons que as pessoas trazem com elas”.

Fonte:ACIDIGITAL

Publicações recentes