Mutirão das Novas Gerações no Rio de Janeiro

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

No dia 12 de maio, na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, Rio de Janeiro (RJ), aconteceu o Mutirão das Novas Gerações da VRC. O encontro proposto pela Coordenação Nacional das Novas Gerações, teve como tema “Novas Gerações da VRC: nos caminhos de Medellín”. O objetivo foi a celebração dos 50 anos da Conferência de Medellín, bem como, a atualização do conteúdo do documento para os dias atuais.

O espírito do Mutirão norteou todas as atividades, de forma que o encontro foi construído com a colaboração de todas/os. Já no início, após o café da manhã, seguido da apresentação das/os participantes, houve um momento de oração que convidou a todos/as a contemplar o dia que nascia, deixando Deus acordar os sonhos. Também todas/os tiveram a oportunidade de fazer memória de fatos, situações, homens e mulheres que deixaram suas marcas na caminhada da Igreja Latino-americana.

O pontapé para a reflexão mais sistemática sobre o tema foi o documentário “De Medellín à Aparecida”, que situou o contexto e desdobramentos da Conferência de Medellín, e possibilitou uma roda de conversa sobre os avanços e retrocessos que a Igreja Latino-americana enfrenta. A grande interpelação de todos/as é um profundo e aberto diálogo acerca dos diversos modelos eclesiais de hoje, sobretudo, em vista de um autêntico seguimento de Cristo e anúncio-testemunho do Reino.

À tarde, após o almoço partilhado, Ir. Nazaré, religiosa do Cenáculo, conduziu o grupo na vivência de algumas danças circulares, ajudando a integrar com o corpo, as reflexões e realidades. Em seguida, considerou alguns dos assuntos trabalhados na Conferência de Medellín: Família, Laicato, Pobreza da Igreja, limites, pertinência e atualidade.

Celebração Eucarística no Morro do Alemão

O Mutirão teve seu ápice com a caminhada até a Comunidade da Baiana, no Complexo do Alemão, para a Celebração Eucarística, a qual foi presidida por Frei Fernando, religioso mercedário. Na homilia, o frei enfatizou que a VRC Jovem é a continuadora da missão de Jesus no mundo de hoje: anunciar o Evangelho e a Boa Notícia do Reino de Deus a toda criatura. Assim, fortalecidos e provocados pela Palavra e pela Eucaristia, encerrou-se o Mutirão com um olhar estendido e esperançoso sobre o horizonte que se descortina.

“Oxalá tenhamos a mesma coragem e ousadia de Medellín!”

Equipe de Animação NG’s Rio

 

Publicações recentes