Missionários da Consolata na Venezuela

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Venezuela: “aqui vivemos o nosso carisma de consolação-libertação”

A cada dia, nos convencemos mais de que estamos onde o Senhor quer que estejamos 

Nós, os missionários da Consolata na Venezuela, reunidos em nossa VIII Conferência (06 a 10 de agosto), com a presença do Superior Geral e do Conselheiro Continental, saudamos a todos os membros do Instituto, especialmente, os do Continente América. Muito obrigado pela proximidade e pelas mensagens de consolação.

Convencidos de que nossa missão no meio desse povo sofrido deve continuar, gostaríamos de pedir-lhes:

Continuem rezando por Venezuela para que supere esta difícil situação e por nós missionários, para que sejamos um sinal de consolação em meio a tanta dor.

Mostrem aos missionários de suas circunscrições que na Venezuela hoje a missão-consolação é mais necessária do que nunca. O Senhor precisa de nós aqui e há espaço para aqueles que desejam juntarem-se a nós.

Ajude-nos a promover a solidariedade com a nossa presença, uma vez que é cada vez mais difícil manter as nossas missões por causa da situação. Gostaríamos de estabelecer parcerias com paróquias irmãs, grupos ou outros que desejam nos ajudar.

Incentivem os jovens de nossas casas de formação motivando-os a conhecer e identificar-se com esta enriquecedora experiência missionária. Estamos dispostos a receber os jovens em formação que queiram fazer sua experiência ou estudos de especialização na Venezuela.

Sejam pontes entre aqueles que desejam conhecer de perto a nossa realidade (leigos, padres ou religiosos) para nos acompanhar em nosso caminhar com o povo. Recomenda-se que venham aqueles que não precisam de VISA. Pedimos que se responsabilizem pelas póprias passagens.

Como sabem, a Venezuela está passando pela pior crise de sua história como República, em âmbito social, econômico e político. Na esfera social, nosso povo vive um momento em que o acesso à comida é uma odisseia, tanto pela escassez quanto pelos altos preços. Aumentam cada vez mais as vítimas desta situação devido à fome ou desnutrição. O êxodo dos profissionais da saúde é outro fator que piora a situação.

A crise se estende a todos os setores e é mais notável nos serviços básicos. Essa situação afeta toda a população, causando um êxodo em massa para outros países, especialmente dos jovens e profissionais.

O problema de fundo é político e a solução tem que ser política, não está em nossas mãos, mas partilhamos a dor de cada venezuelano. Todo grito chega aos nossos ouvidos e corações. Neste contexto, vivemos o nosso carisma de consolação-libertação e, a cada dia, nos convencemos mais de que estamos onde o Senhor quer que estejamos.

No âmbito do XIII Capítulo Geral, o Papa Francisco nos recordou: “…gostaria de vos exortar a fazer um atento discernimento sobre a situação dos povos entre os quais desenvolveis a vossa ação evangelizadora. Nunca vos canseis de levar conforto àquelas populações que são marcadas frequentemente pela pobreza e pelo sofrimento agudos, como por exemplo em muitas partes da África e da América Latina. Deixai-vos provocar continuamente pelas realidades concretas com as quais entrais em contato e procurai oferecer nos modos adequados o testemunho da caridade que o Espírito infunde nos vossos corações (05 de junho de 2017).

Estas palavras ecoaram muitas vezes durante a nossa VIII Conferência e nos fortaleceram grandemente. Saímos convencidos de que o Bem-aventurado José Allamano anda com o povo por meio de cada um de nós. Somos fortalecidos pelas palavras de Jesus, que sofre com o nosso povo e nos encoraja a continuar caminhando com esta gente que, apesar de estar morrendo por não ter o suficiente, sabe partilhar do seu pão.

Reafirmamos que é tempo de consolação, tempo de permanecer e caminhar junto aos que sofrem e sonham com um amanhã melhor.

Confiamos nossa missão a Deus, por intercessão da Mãe Consolata, do Bem-aventurado José Allamano e do nosso Protetor anual, Dom Ócar Romero.

Barquisimeto, 10 de agosto de 2018, festa de São Loureço Mártir

Os missionários da Consolata da Delegação da Venezuela.

Publicações recentes