Missionárias Scalabrinianas se reúnem em formação permanente na Itália

Por Rosinha Martins| Teve início na manhã deste domingo, 21, em Roma- Itália, o encontro de formação permanente das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, que terá continuidade até o dia 07 de junho de 2013.

O evento reúne cerca de 29 Irmãs representantes de todos os continentes e das seis províncias que compõem a Congregação: Província Nossa Senhora de Fátima- Estados Unidos, Nossa Senhora dos Migrantes- Centro-Oeste, Nossa Senhora Aparecida-SP, Cristo Rei- Porto Alegre- RS e Imaculada- Caxias do Sul-RS e Província São José- Itália.

Na abertura, realizada na Casa Geral, onde as Religiosas estarão reunidas por dez dias, a Superiora Geral, Irmã Alda Mônica Malvessi, saudou às  Irmãs e disse que  todas são agraciadas e  eleitas para estarem  em Roma   e, por isso são bem –vindas. Disse ainda que elas se encontram  num lugar muito especial no mundo,  onde está a sede oficial da Igreja, do cristianismo.

Irmã Alda falou sobre o tema do encontro, “a revitalização da identidade da Irmã Missionária de São Carlos Borromeo-Scalabriniana e lema “Eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti( 2Tm 1, 6)”.

“Que significa para mim estar aqui? Por que viemos aqui? Estamos aqui para intensificar  a nossa identidade e este é o objetivo principal, como  cristãs e religiosas consagradas ao Senhor. Este convite devemos reforçar a cada dia. Em Jesus está toda a graça de Deus Pai, Filho, Espírito, mas nós recebemos um chamado especial,  de ser peregrinas com os peregrinos.

Por ocasião do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Irmã Alda trouxe à tona algumas palavras do Papa emérito, Bento XVI sobre a mensagem para este dia, cujo tema é ‘as vocações, sinal da esperança fundada na fé’.

“A esperança é expectativa de algo positivo para o futuro, mas que deve ao mesmo tempo sustentar o nosso presente marcado freqüentemente por diversos dissabores e insucessos”, relatou.

Irmã Alda ressaltou também, a importância da relação profunda e pessoal com a pessoa de Jesus, de onde nasce e cresce toda vocação e por isso, se torna de fundamental importância o crescimento na fé como escuta da voz do Senhor que ressoa dentro de cada um.

A responsável geral pela formação das Irmãs Scalabrinianas e coordenadora do encontro, Irmã Analita Candaten disse que a reunião das Irmãs na Itália tem por objetivo renovar e fortalecer a identidade da Irmã Scalabriniana através do contato com as fontes congregacionais e do aprofundamento da espiritualidade scalabriniana, para responder com alegria e fidelidade criativa às exigências do serviço evangélico e missionário aos migrantes.

“O contato direto com as nossas origens, o ver, o tocar o sentir, o caminhar pelas mesmas estradas, nas quais caminharam São Carlos Borromeo, o bem-aventurado João Batista Scalabrini, a venerável Madre Assunta Marchetti e o servo de Deus padre José Marchetti, certamente, provocará um desejo maior de fidelidade ao carisma scalabriniano”, afirmou.

Irmã Analita disse ainda que, o que se pretende com este curso é revitalizar a identidade espiritual e missionária para manter vivas as dimensões próprias da vida consagrada. Segundo ela, o que sustenta a congregação é a integração entre a fé e a vida, o que torna a religiosa scalabriniana capaz de ver no migrante o rosto do Filho de Deus: “Era migrante e me acolhestes” (Mt 25, 35).

As Irmãs Scalabrinianas em formação permanecem na Casa Geral, Roma até o dia 29, quando partem para Piacenza, onde o fundador João Batista Scalabrini viveu como arcebispo e onde se encontram os seus restos mortais. Estudos dos conteúdos referentes  à missão scalabriniana  e retiro de oito dias. Passarão por Lucca onde viveram os co-fundadores padre José Marchetti e Madre Assunta Marchetti; a Milão, diocese de São Carlos Borromeo, o patrono.

Na tarde deste domingo, as Irmãs participaram da oração do Angelus com o Papa Francisco na praça São Pedro, da celebração Eucarística às 16h na Basílica de São Pedro e fizeram um tour pela cidade.

Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro

Momento do Angelus, com o Papa Francisco, às 12h

Tour na cidade de Roma. Atrás, o Castel Sant’ Angelo

 

 

 

Posts relacionados

Escola Vocacional 2023

Aconteceu de 23 a 28 de janeiro de 2023 a Escola Vocacional em Brasília promovida pelo Instituto dos Irmãos Maristas em parceria com CRB Nacional

Leia mais »

Nota da CRB Nacional

A Conferência dos Religiosos do Brasil, se solidariza com os povos indígenas que sofrem as consequências da devastação de suas terras. Ressaltamos a importância da

Leia mais »