Migração é tema da visita de Francisco ao México

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do México (RV) – A migração será o eixo central da viagem do Papa Francisco ao México em 2016. Para tanto, deverão ser escolhidas cidades emblemáticas em relação a este tema, como antecipa o Arcebispo de Tlalnepantla, Dom Carlos Aguiar Retes.

O ex-Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano assegurou que a chegada de Jorge Mario Bergoglio ao seu país é esperada não somente por todos os católicos, mas também por pessoas que não professam nenhuma religião.

O tema que tocará primordialmente será a migração e se está estudando a visita, entre outros, à Ciudad Juárez. “O problema da migração atravessa o país de norte a sul – diz Dom Retes – e se fala-se dele, então o Papa terá que ir a pontos simbólicos a ele relacionados”.

A expectativa e a alegria por esta viagem “são muito grandes” – afirmou – assegurando que a palavra do Pontífice vai ajudar muito a situação por que passa o México. O prelado ressaltou que o líder católico foi, pouco a pouco, crescendo na aceitação popular até o ponto em que as pessoas seguem as suas palavras e a sua presença através de todos os meios de comunicação.

Neste sentido, considerou “relativamente fácil” preparar os católicos mexicanos para a visita, porque as pessoas “a estão desejando”. “É simplesmente ordenar todo este entusiasmo e fazer que tudo seja melhor aproveitado”, avaliou.

Até o presente momento, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, limitou-se a precisar de que “foram dados os primeiros passos para a visita”, porém oficialmente não existe nenhuma agenda. No entanto, pode-se considerar que três zonas merecem atenção para uma possível visita: a Cidade de México, o Estado central de Michoacán e Ciudad Juárez, Chihuahua, na fronteira com os Estados Unidos.

Até o momento, no entanto, apenas a Cidade do México é um destino certo de Bergoglio, que afirmou várias vezes que não poderia visitar o México sem passar pelo Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, desejo este confirmado pelo Padre Lombardi.

Espera-se que para o mês de novembro já se tenha uma definição do roteiro da viagem, que provavelmente deverá realizar-se em fevereiro ou março de 2016. A Colômbia poderá ser incluída nesta nova viagem ao continente latino-americano.

Ao se concretizar, esta será a sétima visita de um Pontífice ao México, após as de João Paulo II em 1979, 1990, 1993, 1999 e 2002 e Bento XVI em 2012.(JE)

Fonte: Radiovaticana

Publicações recentes