Mensagem da CRB Nacional para o dia da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Queridas Irmãs, queridos Irmãos em todas as Comunidades Religiosas do Brasil!

 “Permanece Conosco”! (Lc 24,29)

 À luz dos fortes impulsos recebidos ao longo da XXIII Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional e com o coração aquecido pela luz a Palavra de Deus, trazemos a vocês o abraço irmão e amigo neste “Dia da Vida Consagrada”.

Como discípulas e discípulos de Jesus, nós O sentimos a caminho conosco, recordando em nós um verdadeiro processo de conversão e impulsionando nossos passos no retorno corajoso, imediato e alegre ao primeiro compromisso de nossa vocação.

Neste “Ano da Fé”, fortalecemos o compromisso de sinalizar ao mundo o rosto amoroso de Deus, através da vivência testemunhal de nossos Carismas Congregacionais (Ir. Paulo Petry, presidente).

{youtube}7h0x8M7EkmM&feature=c4-overview&list=UUpt0r3hIVhebHECuGpQTnRQ{/youtube}

 XXIII Assembleia Geral Eletiva

Brasília, 15 a 19 de julho de 2013

Mensagem Final 

Vida Religiosa querida e cheia de graça:
pequena e também sujeita a todos os ventos,
realidade  frágil e forte; nunca terminada…
Segue adiante! No momento oportuno Ele faz novas sempre todas as coisas. (Ana Roy)

 Nós, religiosas e religiosos, marcadas/os pela alegria da consagração e pela esperança, atendemos à convocação para a XXIII Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional, realizada em Brasília, no período de 15 a 19 de julho de 2013, com o tema: Vida Religiosa Consagrada Hoje – Identidade e Esperança e iluminadas/os pelo Lema: Permanece conosco! (Lc 24,29). Somos aproximadamente 500 participantes na Assembleia. Fomos convidadas/os a colocarmo-nos a caminho, fazendo o itinerário dos discípulos de Emaús.

No caminho, nos sentimos em comunhão com a Vida Religiosa Consagrada, presente em todas as regiões do Brasil e do mundo, em comunhão com a Igreja e com as diversas realidades, num tempo singular de mudanças paradigmáticas, pluralismo religioso, grandes manifestações nas ruas e emergência de novos sujeitos sociais e culturais.

Sob a luz da Palavra de Deus e atentas/os aos sinais dos tempos, fomos provocadas/os pelas reflexões e escuta da realidade da CRB, pelas partilhas e experiências da Vida Religiosa Consagrada, pela vida missionária no Haiti e na Amazônia, pelos clamores das juventudes que manifestam criativamente suas alegrias, lutas e desilusões; pelas/os religiosas/os que são capazes de doar a própria vida no compromisso com a missão. Nesse caminho fomos interpeladas/os a conversar sobre o nosso ser, sobre os nossos projetos, nossas perdas, nossos fracassos e nossas esperanças…

A companhia do Peregrino nos fez arder o coração e remeteu-nos à experiência da cruz como necessária à ressurreição. Ajudou-nos a perceber que a Vida Religiosa precisa manter a mística e a profecia como ressignificação do nosso ser em resposta de fidelidade a Deus e ao mundo diante dos novos apelos. EU SOU VIDA RELIGIOSA! Entre o findar de um dia e o início de uma noite, convidar o peregrino para que permaneça conosco foi expressão desejosa de um encontro mais profundo que envolveu o espaço do coração.

Na Partilha do Pão, Jesus se deu a conhecer e a alegria pascal nos envolveu. A Vida Religiosa Consagrada foi interpelada. Levanta-te e caminha! Reapropria-te da tua identidade! Anuncia ao mundo a alegria da Ressurreição!  Comunica com o coração, com as mãos e com os pés que Jesus crucificado e ressuscitado está em nosso meio e se deixa encontrar nos pobres.

Anuncia as nossas esperanças, nossas perspectivas e desafios: nosso comprometimento com o Reino, com a missão, a mística e a profecia, com a formação qualificada, com a intercongregacionalidade e a interculturalidade, com as Novas Gerações, o diálogo intergeracional e com a defesa da vida e dos seus direitos.

Expressamos nossa gratidão à Irmã Márian Ambrosio, idp e à Diretoria cessante pela generosidade do serviço dedicado a toda a Vida Religiosa Consagrada no Brasil. E acolhemos com igual gratidão a disponibilidade da nova equipe.

Que tenhamos a ousadia do Espírito e que, na releitura do caminho, possamos humanizar as relações, recriar a comunidade e, na certeza da Sua companhia, partir em missão.

Permanece conosco!

Que a Mãe Aparecida nos abençoe e proteja!

Brasília, 19 de julho de 2013

Publicações recentes