Mensagem Cerne 117

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Brasília, 09 de fevereiro de 2018

Um novo espírito…

“O Senhor nos está dando ‘um novo Espírito e um novo coração’”(Ez36,26)… este é o sentimento mais revelado entre os Religiosos(as) Consagrados(as)  participantes do CERNE 117 que está sendo realizado em Brasília-DF no período de 04 de fevereiro a 15 de março deste ano nas instalações do Centro Cultural Missionário da CNBB.

Para a Ir. Mariluce, IJE, “o CERNE é momento de revigoramento. A temática da Formação Humana-Espiritual dentro da Psicologia da Vida Consagrada, vista até agora, dá-nos uma perspectiva mais madura a cerca de nós próprios para uma sadia atualização de nossos valores”.

“O CERNE está cumprindo o seu objetivo e correspondendo às expectativas por ser uma revisão de vida, principalmente para mim, pois na minha idade, quero projetar a minha etapa final, como diz São Paulo: ‘completar a corrida’, com o mesmo vigor do meu ‘chamado’, disse a Ir. Tânia, FMA.

O lema da última AGE ecoa muito forte em nossos ouvidos e em nossos corações: “Eis que estou fazendo uma coisa nova” (Is 43,19). E o Senhor pergunta-nos pelo profeta “Será que vocês não percebem?”. Realmente precisamos perceber.

Perceber que o(a) Consagrado(a) Discípulo(a)-Missionário(a) necessita de uma constante revisão de vida, de “subir ao monte, para descansar e rezar um pouco a sós com o seu Senhor Amado”, a fim de recuperar o fôlego e as forças(cf.Lc 9,28).

Perceber as inconsistências que asfixiam o amor aos irmãos e irmãs nas nossas comunidades religiosas e são contra testemunhos de Vida Fraterna, pois o Senhor nos disse: “entre nós, não deve ser assim” (cf.Mc 10,43).

Perceber que as “dores” dos ciclos e do trabalho, as fadigas do corpo e da alma, precisam ser sinalizadas com um “grito ao Amado” (São João da Cruz), pois o nosso irmão e a nossa irmã necessitam de animação, auxílio e conforto no “tempo que se chama: hoje”(Hb 3,13).

Perceber enfim, que a mística revitalizadora na opção fundamental pelo Senhor Jesus e o seu Evangelho nos levará à vida nova no Espírito, rumo ao Reino de “Vida e de verdade, de santidade e de graça, de justiça, amor e paz” (Prefácio da Solenidade de Cristo Rei).

Ir. Cátia, Dominicana de Santa Catarina de Sena

Pe. Reuber, Miliciano de Cristo

 

 

Publicações recentes