JMJ – possíveis desdobramentos

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Frei Rubens Nunes, OFMCapCom esta ultima reflexão queremos pensar sobre o legado da JMJ no Brasil. A JMJ foi um evento criado por João Paulo II para ser o encontro dos jovens com o Papa e esta tônica é marcante ao ouvirmos os refrões dos jovens: ‘esta é la juventud del Papa’. Mesmo sendo uma centralidade na festa que é a Jornada, o Papa Francisco manteve em suas homilias e nos pronunciamentos um conteúdo que conduzia a centralidade para Jesus Cristo, dirigindo-se ao jovem em vista da missão.

Mesmo que a JMJ seja vista como um evento que vem e vai, ou seja, um momento histórico não pode ficar na cômoda posição de somente criticarmos e assistirmos. Esta postura já fora criticada por Jesus em relação à Zaqueu, quando quis ver Jesus encima da árvore atrás das folhas. Querer ver Jesus é muito bom, mas do alto, de longe sem se envolver no meio da multidão é meio complicado para uma postura de discipulado. Será que vamos conseguir pensar um projeto que dê continuidade as reflexões e iniciativas que estão sendo geradas. É preciso que se tome conhecimento, que busque contribuir e que se envolva neste processo.

Não tem problemas termos críticas sobre a JMJ, mas é importante sairmos de nossas zonas de conforto e nos prepararmos para acolher e acompanhar as Juventudes em seus processos. Outro aspecto é a continuidade do ânimo despertado. Devemos insistir e investir nesta preocupação sobre a continuidade, pois a Jornada não parou no dia 28 de julho com o retorno do Papa para o Vaticano.

Como será nossas ações até a próxima Jornada em Cracóvia, Polônia em 2016. Pensemos: como ficarão os jovens que irão se aproximar de nós buscando valores, acolhida, ânimo e incentivo?

[1] Artigo publicado na revista Convergência, abril/2013

 

Publicações recentes