Irmão Nery visita a CRB Nacional

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Esteve em visita à presidente da CRB Nacional, em Brasilia (DF), no dia 17 de novembro, Irmão Israel José Nery, fsc.

Natural de Machado (MG), Irmão Nery é membro do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs La Salle.

Atualmente o Irmão Nery reside em São Paulo, e exerce a função de diretor da Comunidade Religiosa e integra a equipe do Colégio La Salle São Paulo. Também é o biógrafo da Província La Salle Brasil-Chile. É membro do GRECAT – Grupo de Reflexão de Catequese da Comissão da CNBB, vice-presidente da Sociedade de Catequese Latino-americanos, é escritor e conferencista.

Ele mesmo, quando recebeu homenagem do UniLaSalle, no dia 6 de dezembro de 2018, com a outorga do título Doutor Honoris Causa, falou de sua vida, em momento de agradecimento:

Testemunho e agradecimento

“Registro aqui, disse Irmão Nery,  minha gratidão especial ao Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs que apostou em mim, desde cedo, enviando-me para cursar universidade em Roma, com apenas 20 anos de idade, nunca duvidou e continuou investindo.

Agradeço, com todo o meu ser, aos meus pais, heróis que geraram 20 filhos. Se eles não estão no regaço de Deus Pai, quem sou para um dia chegar lá?

Agradeço aos que me seguem no Facebook, no WhatsApp, nos e-mails da vida, nos cursos, retiros, congressos, simpósios. Agradeço à Sociedade Latino-americana de Catequetas (SCALA), da qual fui Presidente e hoje ainda sou membro da Diretoria.

Agradeço também à Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat), da qual sou Presidente. 

Agradeço à Confederação de Religiosos e Religiosas da América Latina (CLAR), da qual fui Vice-presidente numa época crucial de significativo conflito conosco por parte da Diretoria dos Bispos da América Latina (CELAM), da Congregação para os Religiosos e da Congregação para a Doutrina da Fé. Muito aprendi com o sofrimento por causa das crises internas em nossa Igrejas. Mas muito aprendi também com as crises internas de nosso Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, mormente entre os anos 1966 e 1986.

A partir do Instituto Abel,  fiquei conhecido no Brasil todo, com a Coleção de 11 livros de Catequese que elaborei junto com Lia d´Avila Jannotti. Estas duas coleções “Meu Cristo Amigo” e “Puebla, Esperança-Jovem”, serviram, por vários anos, à Igreja.

Hoje, estou com 74 livros publicados e mais alguns encaminhados. É dom. É graça. Sem dúvida alguma. Mas, ao mesmo tempo, é trabalho duro, persistente e perigoso. Isso também é dom.

Agradeço à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) por me ter escolhido por quatro anos como Assessor Nacional de Catequese, Campanha da Fraternidade e Ensino Religioso e, depois de seis anos de Provincial, para mais quatro anos como Diretor Nacional de Educação. E agradeço por continuar, ainda, solicitando minha contribuição.

Agradeço, de modo especial, pela homenagem que recebi da CNBB, no dia 17 de Novembro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), na 4ª Semana Brasileira de Catequese.”

Irmão Nery esteve com suas duas Irmãs nesta visita à CRB Nacional e recordou junto com assessores e assessoras a publicação da Leitura Orante,a Coleção “Tua Palavra é Vida”.

“Tua Palavra é Vida”

A Igreja, com o Concílio Vaticano II, fez importante redescoberta, valorizando e recomendando a Leitura Orante da Bíblia, também chamada Lectio Divina (= leitura sagrada, divina), uma antiga prática das comunidades judaicas, cristãs e religiosas, que aos poucos caiu em desuso, até ser recuperada nos últimos anos, cultivada principalmente entre as comunidades pobres, o povo simples e as Congregações religiosas.

O primeiro volume da coleção Tua Palavra é vida (Publicações CRB – Edições Loyola, 1990) trata do assunto, com o título “A Leitura Orante da Bíblia”. Uma verdadeira preciosidade, que nos ajuda na compreensão da Palavra de Deus e no compromisso com a vida, fazendo-nos voltar sempre de novo às fontes da Escritura, porque “cada dia precisamos da salvação”, conforme o salmista. É uma forma de ler rezando, meditando e aprofundando a Palavra, de modo que ela se torne nova luz e nos dê novo olhar sobre a vida e a realidade. Ler a Bíblia de uma forma viva, com atenção, espírito de fé e abertura de coração, a partir do Cristo vivo e ressuscitado, em clima de diálogo com Deus, buscando na Palavra sentido para a história pessoal e comunitária, é esta a essência da leitura orante.

De modo bem simples, eis a síntese do método, em quatro passos básicos:

1 – ler e reler o texto, para conhecer e entender o que está escrito, pois ninguém ama o que não conhece;

2 – repetir, ruminar, aprofundar e memorizar o texto, até que passe da boca para o coração, para a vida, atualizando-o em nós;

3 – responder a Deus, deixando brotar no coração o louvor, a súplica, a ação de graças, o perdão, o compromisso, enfim o que o Senhor nos inspira como resposta, em forma de oração;

4 – saborear, curtir, contemplar, agir, adquirir novo olhar, nova luz sobre o mundo, a vida e a realidade.

Um processo dinâmico de vida inteira, que nunca se repete da mesma forma, até que  Cristo viva e aja em nós. Um método que frutifica quando feito em grupo, em comunidade, mas que também individualmente nos vai modelando, o que só é possível sob a ação e orientação do Espírito Santo.

Portanto, a leitura, meditação, oração e contemplação podem ser comparadas a quatro degraus de uma escada que une a terra ao céu, quando assim rezamos. Esta Escada dos Monges, descrita pelo monge cartuxo Guigo, como a eles, certamente nos fará também subir da terra ao céu, porque embora sejam só quatro degraus, são de uma altura e profundidade imensas, de modo a penetrar nas nuvens e alcançar o Coração de Deus, fazendo-nos sentir a sua graça, experimentar a sua glória, banhar-nos em sua luz. Como é difícil a tradução do termo, o melhor é falar de “Palavra rezada” ou “rezar a Palavra”.
Os livros foram publicados, pela Loyola,  na Coleção que faz a Leitura Profética da História, da qual participou Irmão Nery:

CRB – Coleção: Tua Palavra é Vida. Leitura Orante da Bíblia (1990)
2. A formação do povo de Deus (1991)
3. Leitura Profética da História (1992)
4. A Leitura Sapiencial da Palavra (1993)
5. O Novo Testamento: os Evangelhos (1994)
6. Os Atos e as Cartas de São Paulo (1995)

7. A Leitura apocalíptica da História (1996)

A visita de Irmão Nery à sede da CRB Nacional, trouxe alegria, recordações de raízes preciosas.

Publicações recentes