São Paulo, Agosto 2013

                        Nos dias 29 de julho a 16 de agosto, as Irmãs do Instituto Jesus Maria José realizaram o XV Capítulo Geral, Capitulares congregadas na comunhão e na caridade, impulsionadas pelo Tema: Com Maria reavivar o dom da Fé e, na Esperança, testemunhar o Evangelho da Conversão  e o lema : Ensina-nos Maria, a fazer o que Ele disser  (Jo 2,5), encerraram este momento eclesial.

 

Durante este tempo de graça, com o coração aberto, buscaram a vontade de Deus, para tornar sempre atual, e com renovada fidelidade, o Carisma herdado da Bem Aventurada Rita Amada de Jesus, Apóstola do Rosário, da Família e da Eucaristia.

O XV Capítulo Geral foi assessorado pelo Prof. Dr. Irmão Manoel Pires Alves, marista. O assessor conduziu todo processo capitular num clima fraterno de avaliação, discernimento, reflexão, oração e momentos fortes de silêncio.

O Capítulo Geral desenvolveu-se em três etapas:

1. Finalização do ordenamento jurídico com a aprovação do Diretório Geral, estudo e a aprovação “ad experimentum” dos Diretórios da Formação e Administrativo;

2. Estudo do tema: Vida Religiosa Consagrada e o Laicato no Instituto: unidos num só Carisma. Nesta etapa houve a participação de um grupo de leigos vindos dos diversos países onde o Instituto se faz presente com suas obras educacionais, sociais e representantes do movimento da Família Jesus Maria José;

3. Eleição do novo Governo Geral do Instituto e a organização das diretrizes para o próximo sexênio através de Mandatos e Deliberações.

Através desta, o Instituto Jesus Maria José comunica a todos e a todas, os membros eleitos do Governo Geral para o sexênio de 2013 a 2019:

FICOU ASSIM CONSTITUÍDO:

  • Irmã Leonir Tomazi – Superiora Geral
  • Irmã Nilva Barros da Costa – Vigária Geral

Conselheiras:

  • Irmã Izabel Benedetti
  • Irmã Maria de Lurdes Anjos Afonso
  • Irmã Maria da Silva Maciel

 

À nova equipe, cabe a missão de governar e animar a vida do Instituto, sendo elo de unidade com toda a Igreja e ouvindo os apelos de Deus e do mundo de hoje. Conta também com a oração e o apoio fraterno de todos que através das mais diferentes formas estão unidos ao Instituto Jesus Maria José.

A Superiora Geral, reeleita, Irmã Leonir Tomazi, recordando as palavras do Papa Francisco no Brasil, exortou a todos ao encerrar o XV Capítulo Geral:  “deixem-se surpreender por Deus; conservem a Esperança e a vivam na Alegria”.

Que o Instituto Jesus Maria José seja para todos os homens e mulheres, crianças e jovens, especialmente, os pobres e abandonados, uma autêntica e genuína  “Escola de Amor e  de Conversão” (lema do Instituto definido pelo XV Capítulo Geral)

Em comunhão com a Igreja, o Instituto Jesus Maria José segue em frente contemplando e imitando a Sagrada Família de Nazaré.

Em união de orações e agradecidas pelo apoio recebido ao longo do XV Capítulo Geral e na certeza da continuidade desta união fraterna através da missão comum e das orações, assino em nome de todas as Irmãs Capitulares.


Ir. Maria Angelica Gomes da Silva

Secretária do XV Capítulo Geral

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?