I Encontro dos Referenciais das Novas Gerações

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Em um momento de memória à caminhada das Novas Gerações, de identidade do projeto, mapeamento da realidade e de planejamento da pesquisa nacional sobre o grupo, o 1º Encontro dos Referenciais Estaduais das Novas Gerações, aconteceu entre os dias, 10 e 13 de fevereiro, no Centro Estigmatino de Pastoral, Brasília (DF). Organizado pela Coordenação Nacional das NG, o encontro buscou ser lugar de oração e motivação para os jovens religiosos.    

Na primeira noite, os participantes foram acolhidos pela equipe por meio do poema “A arte existe porque a vida não basta”, inspirado na célebre frase de Ferreira Gullar.

Mandala das Novas Gerações

Com o intuito de motivar os religiosos presentes a serem como uma “vasilha que acolhe”, os jovens receberam uma caneca alusiva ao encontro, e então, cada um se apresentou e compartilhou seus anseios. Na sequência, o grupo recebeu o desenho de uma mão onde puderam deixar sua impressão digital marcada, “Assim como nós temos nossa marca, também as Novas Gerações tem sua marca, sua identidade”. De forma orante cada grupo compartilhou com os presentes sua reflexão e colocou seu nome na Mandala das Novas Gerações.

Em outro momento, os participantes se dirigiram até o pátio da casa, seguindo um caminho de velas, até o poço, do qual surgiram panos, que desenharam o caminho das Novas Gerações, receberam os seguintes dizeres: “Que água queremos que o Senhor coloque em nosso recipiente hoje?”. A partir do caminho construído no poço, foi reconstruída a memória das Novas Gerações na caminhada da CLAR (Conferência Latino-Americana e Caribenha dos Religiosos) e da CRB desde 1997 a 2017, onde foram convidados a partilhar a caminhada das Novas Gerações no seu Estado.

Dentre os vários desafios manifestados, o descrédito para com as NG em algumas Regionais da CRB, as grandes distâncias geográficas, a pouca articulação na região nordeste, transferências de Religiosas e Religiosos que tem desarticulado alguns grupos de vivência e vários núcleos da CRB que ainda não tem grupos de vivência, foram destaques na conversa.

“Caminho das Novas Gerações”

A reflexão sobre a identidade e o objetivo do projeto das Novas Gerações e dos grupos de Vivência constituídos por Religiosos e Religiosas, do juniorato, até 10 anos de votos perpétuos, também tiveram importância no encontro.  Assim como, os novos desafios da Vida Religiosa Consagrada que vive inserida em uma época de grandes transformações de uma modernidade líquida, entre elas, as novas plataformas de comunicação. Ressaltando que diante todos esses problemas e desafios, o que move a VRC Jovem é o amor recebido do Pai, graças a Jesus Cristo, pela unção do Espírito Santo.

Com a apresentação do filme “De Medellín a Aparecida: 40 anos da Igreja Católica na América Latina”, dirigido pelo brasileiro Ricardo Martensen, seguiram-se os trabalhos, dinamizado por Irmão Joilson Toledo, que trabalhou com o grupo o tema a ser trabalhado nos Mutirões Estaduais das NG: 50 anos da Conferência de Medellín.

Ir. Joilson, retomou o filme e lembrou que a Conferência de Medellín foi também uma tomada de atitude que marcou uma geração, e questionou que é preciso ver como isso os ilumina hoje: “A Vida Religiosa daquele período refletiu o mundo, a sociedade. Precisamos realizar um diálogo intergeracional para descobrir esta nova atitude. De Medellín é preciso fazer um exercício de tradução e aproximar da realidade latino-americana”, disse o religioso ao grupo.

No final, foi apresentado o questionário da Pesquisa Nacional das Novas Gerações com o objetivo de levantar o perfil e os anseios dos consagrados do juniorato, até 10 anos de votos perpétuos. Este trabalho está sendo realizado a pedido da CRB Nacional e é acompanhado por religiosos das várias regiões do país.

Irmã Maria Inês Ribeiro, Presidente da CRB Nacional, que estava em Roma, enviou sua mensagem aos participantes por meio de um vídeo, ressaltando “Que é Deus quem conduz a história e que as Novas Gerações precisam ajudar-se mutuamente para manter aceso o ardor”.

Publicações recentes