Guerra civil no Sudão do Sul deixa dezenas de crianças mortas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Juba (RV) – Dezenas de crianças morreram nos combates que prosseguem no Sudão do Sul, apesar do acordo de paz assinado em agosto, anunciou a ONU. Os combates no Estado de Unidade, norte do país, se intensificaram nas últimas semanas, segundo as Nações Unidas, “com graves consequências para os civis”, e 40 mil pessoas passam fome.

O relatório do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) detalha as mortes ocorridas em uma região do Estado de Unidade durante duas semanas.

O documento afirma que na região de Leer, cujo controle é disputado violentamente pelas forças governamentais e os rebeldes, pelo menos 80 civis morreram entre 4 e 22 de outubro. Pelo menos 57 vítimas fatais eram crianças. Também foram registrados mais de 50 casos de estupro como “arma de guerra”, segundo o relatório da ONU.

As duas partes em conflito são acusadas de massacres, recrutamento e morte de crianças, estupros, torturas e por forçar a fuga de moradores para “limpar” áreas onde viviam seus inimigos.

2,2 milhões de deslocados

Os combates e outros atos de violência deixaram milhares de mortos, assim como 2,2 milhões de deslocados, o que representa quase 25% da população.

Apesar do acordo de paz assinado em 26 de agosto, os combates entre as forças governamentais e os rebeldes não foram interrompidos.

O Sudão do Sul é cenário, desde dezembro de 2013, de uma terrível guerra civil entre o exército, leal ao presidente Salva Kiir, e uma rebelião dirigida por seu ex-vice-presidente e rival Riek Machar.

Em outubro, a ONU advertiu que mais de 30 mil pessoas corriam o perigo de morrer de fome no Sudão do Sul por falta de ajudas de emergência. (SP-AFP)

Fonte: Radiovaticano

Publicações recentes