Grande estudioso da História da Igreja na Amazônia, o padre Celestino Ceretta, falece em Manaus, vítima da Covid-19

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Pe. Celestino Ceretta morreu aos 79 anos, foi um dos padres sinodais no Sínodo dos Bispos para a Amazônia

Faleceu nesta segunda-feira, em Manaus, vítima da Covid-19, o padre Celestino Ceretta, religioso Palotino. Missionário na Amazônia desde a década de 1970, ele contribui de maneira importante com a missão da Igreja no Regional Norte 1 da CNBB, especialmente na formação teológica daqueles que ao longo de muitos anos se formaram no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia – ITEPES, de Manaus.

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

Seus estudos e publicações sobre a História da Igreja na Amazônia são uma referência para quem quer conhecer a história da Igreja, sobretudo no estado do Amazonas. Mas, acima de sua faceta como historiador estava sua missão como padre e religioso, sua defesa da Amazônia e de seus povos, especialmente dos mais pobres. Atualmente, o padre Ceretta, de 79 anos, era vigário paroquial e auxiliar da área pastoral de Ponta Negra, em Manaus.

Ele foi um dos padres sinodais na Assembleia Sinodal do Sínodo para a Amazônia, celebrada no Vaticano em outubro de 2019, contribuindo com seus conhecimentos e sua experiência pastoral. Com a morte do Padre Celestino, já são 5 os padres falecidos vítimas da Covid-19 na Arquidiocese de Manaus. O padre Valter Freitas de Oliveira, Redentorista, falecido no dia 11 de janeiro, frei Assilvio Pessoa Sabino, no dia 14 de outubro, e frei Salvador Moreira Nascimento, no dia 25 de setembro, ambos capuchinhos, e o padre Cairo Gama, diocesano, no dia 4 de maio.

Fonte: IHU

Confira na íntegra a nota publicada pela Arquidiocese de Manaus. 

A CRB Nacional se solidariza com a Arquidiocese de Manaus e a congregação dos Palotinos pelo falecimento do Pe. Celestino.

Publicações recentes