Fórum Social Temático Energia tem início nesta quinta, em Brasília

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Assessoria de Imprensa| 07.08.14| O Fórum Social Temático (FST) Energia começa nesta quinta-feira, dia 7, às 15h, e seguirá até domingo, dia 10. O evento acontece em três lugares de Brasília (DF). A abertura será realizada com uma festa no gramado do Congresso Nacional, com o grupo cultural Mambembrincantes.

No segundo e no terceiro dia acontecerão palestras, debates, mesas, atividades culturais e audiovisuais, na Ala Sul da UnB Universidade de Brasília (UnB). O encerramento será no Parque da Cidade Sarah Kubitscheck.

O FST-Energia é um encontro internacional que reunirá entidades e pessoas interessadas na discussão sobre a questão energética no Brasil e no mundo a partir do questionamento “Energia: para quê? Para quem? Como?”. Serão apresentadas propostas de mudanças que visem garantir o respeito aos direitos humanos e à justiça social.

Confira aqui a programação completa do FST-Energia

De acordo com o “Caderno de Estímulo para iniciativas autogestionadas”, distribuído, hoje, aos jornalistas que participaram de entrevista coletiva sobre FST-Energia, o objetivo do encontro é “contribuir para a definição das políticas energéticas brasileira e mundial, na busca de outras fontes de energia possíveis e menos nocivas ao ambiente e à humanidade, na perspectiva de enfrentar o desequilíbrio provocado pelo aquecimento global que provoca mudanças climáticas”.

Entre as entidades que organizam o FST estão a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social e o Comitê Nacional da Defesa dos Territórios frente à Mineração.

As propostas de temas que serão abordados nos debates foram enviadas pelos participantes durante o processo de preparação.

Entre os assuntos, têm destaque as iniciativas relacionadas ao transporte urbano, aos casos das usinas nucleares e hidrelétricas, aos tipos de empresas de geração de energia eólica, ao modelo econômico que envolve a geração de energia e às alternativas de mudança.

Os candidatos à presidência da República e ao Governo do Distrito Federal foram convidados para participar de mesa de debate sobre o tema.

Segundo o membro da CBJP, Francisco Whitaker, não haverá um único documento final, mas “um conjunto de textos” que resultará em uma publicação sobre o assunto.

Fonte: CNBB

Publicações recentes