Feminicídio é considerado crime hediondo pela Câmara

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Bancada feminina, na Câmara, homenageia mulheres com o projeto lei que torna o feminicídio crime hediondo e comemoram aprovação

Por Rosinha Martins| 06.03.2015| É isso mesmo. Assassinar uma mulher simplesmente pela sua condição feminina, em breve se tornará crime hediondo, assim como o estupro, o  genocídio e o ato de roubar.

Dois dias antes do Ato inter-religioso, em Brasília, a Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 03, o projeto de lei 8305/14 do Senado Federal, que coloca o feminicídio na lista de homicídios qualificados, que, além de colocá-lo entre os crimes hediondos, altera  o Código Penal.  Resta agora, a sanção presidencial.

Para os casos de violência contra as mulheres que estão gestantes ou em período pós-parto, menor de 14 anos, com mais de 60 anos, portadora de deficiência ou ainda, se o crime for cometido na presença de parentes de primeiro grau,  a proposta prevê o aumento de mais um terço da pena.

A aprovação da proposta pela Câmara se deve à reivindicação da bancada feminina para homenagear as mulheres no próximo dia 08 de março. No Congresso, as deputadas se ajuntaram à mesa da presidencia para comemorar.

O Projeto estava contido no relatório final da CPMI da Violência contra a Mulher, finalizado em 2013. Na ocasião, os parlamentares fizeram memória da porcentagem de mulheres que sofrem violência no país: 43,7 mil mulheres, entre 2000 e 2010, dentre estas 41% delas mortas por violência em casas cometida por companheiros ou ex-companheiros.

Publicações recentes