Família Franciscana denuncia privatização da água

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

No mês passado (março de 2018) aconteceu o Fórum Mundial da Água 2018 (FMA). Em contraponto a esse evento, realizou-se o Fórum Alternativo Mundial da Água 2018 (FAMA), que define o FMA como uma “feira de negócios que visa promover um mercado que dá acesso às multinacionais do setor de água e do saneamento”, como descrito no site oficial do encontro.

A Conferência da Família Franciscana do Brasil – CFFB, por meio de um grupo, esteve presente no FAMA 2018, e participou mais tarde de um Seminário Internacional, com o tema “Água como direito humano e como bem comum: estratégias e resistências frente à privatização”, organizado pelo SINFRAJUPE, em parceria com diversas outras organizações da Igreja e da sociedade civil da América Latina, África e Europa.

Por meio de carta assinada pelo Presidente da Conferência, Frei Éderson Queiroz, OFMCap, a Família Franciscana pede que os religiosos e religiosas assumam e divulguem esse compromisso com a água.

A carta também convida todos e todas a conferirem as denúncias a respeito da negação ao direito à água e sugere caminhos para a superação das situações de injustiça que afetam as populações originárias em todo o mundo.

Confira as cartas, na íntegra.

Carta CFFB – FREI EDERSON

Carta Compromisso – CFFB

Publicações recentes