“Esperança e Solidariedade” mobiliza à ação criativa em favor das comunidades que mais sofrem as consequências da covid-19

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Cáritas Brasileira é parceira no Projeto “Globalização da Esperança”, uma iniciativa da Associação Nacional de Educação Católica que conta com a mobilização de diversos organismos eclesiais 

“Pastoral Juvenil Samaritana em tempos de pandemia” é o título da primeira live de uma série cujo projeto visa contribuir para a assistência de comunidades carentes atingidas pela pandemia de Covid-19 no Brasil. Essa live de estreia, que ocorre nesta quarta (30/9) a partir das 19 horas com transmissão pelas páginas do Facebook das Edições CNBB e Jovens Conectados, contará com as participações de dom Amilton Manoel da Silva, bispo da Diocese de Guarapuava (PR) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude (CEPJ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e da irmã Valéria Andrade Leal, assessora nacional para Juventude da CNBB. 

O programa contará ainda com participação especial de jovens de diferentes expressões juvenis ligadas à Igreja. Na pauta dessa primeira live, deverá ser abordada a força da juventude para realizar mudanças em favor da superação da pobreza, bem como seu protagonismo na aplicação de um processo educativo, tendo em vista a construção de uma nova economia segundo uma visão ecológica integral. 

O projeto – Intitulado “Live da Esperança e Solidariedade”, o projeto tem como lema “Globalização da Esperança” e é uma iniciativa da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) a qual conta com a parceria de outros organismos eclesiais: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Movimento de Educação de Base (MEB), Associação de Comunicação Católica SIGNIS Brasil, Cáritas Brasileira e Grupo de Trabalho das Editoras Católicas. Para este ano, estão previstas ainda mais 4 lives, organizadas por esses diferentes organismos (confira abaixo). 

Segundo os organizadores do projeto, sua proposta é “mobilizar a esperança e a solidariedade para ação” à luz do “conceito do inédito-viável de Paulo Freire”. Para o pensador brasileiro, ao encontrar “situações-limites”, as pessoas tendem a tomar dois tipos de atitude: no primeiro caso, assumem uma postura passiva, considerando que não há nada a ser feito diante do que consideram ser determinismos históricos; já no segundo caso, assumem uma postura ativa, porque se sentem mobilizados a agir e descobrem o que Freire chamou de “inédito-viável”. A expectativa, portanto, dos organizadores da “Live da Esperança e Solidariedade” é que as reflexões promovidas nas diferentes transmissões mobilizem a comunidade católica à ação criativa em favor daquelas comunidades que mais sofrem com as consequências da pandemia.

Programação da “Live da Esperança e Solidariedade”

•30 de setembro: “Pastoral Juvenil Samaritana em tempos de pandemia”.

•15 de outubro: Pacto Educativo Global.

•21 de outubro: Perspectiva Missionária.

•11 de novembro: Dia Mundial dos Pobres e Erradicação da Miséria no Mundo.

•22 de novembro: Coleta do Bem.

Fonte: Cáritas Brasileira

Publicações recentes