Encontro do Serviço de Animação Vocacional (SAV) em São Luis

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Dia 8 de abril reuniram-se, na Casa das Irmãs Missionárias Capuchinhas, em São Luis, com Irmã Clotilde Azevedo, Apostolina, da CRB Nacional, setor Juventudes e Novas Gerações, representantes das seguintes Congregações Religiosas: Irmãs Capuchinhas de Madre Rubatto, Irmãs da Divina Providência, Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos, Irmãs Filhas da Caridade do Sagrado Coração, Irmãs da Providência, Irmãs Missionárias Capuchinhas, Irmãs Missionárias Franciscanas de Susa, Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, Irmãs da Redenção.

O objetivo deste encontro foi conhecer o projeto de articulação do Serviço de Animação Vocacional (SAV) em nível de CRB Nacional para que perpasse em todas as Regionais.

Por parte da VRC, é necessário escutar e acolher, ver o Projeto da CRB Nacional a partir das várias experiências em torno da questão vocacional, ou seja, traçar novos caminhos para se crie uma cultura vocacional.

Irmã Clotilde começou sua fala contando um pouco da história do SAV. Fez um apanhado de todos os acontecimentos na construção deste serviço, em que a CRB foi a animadora. Deu o primeiro impulso ao criar o mês vocacional. Afirmou o quanto é necessário trabalhar de maneira intercongregacional, ou seja, com todas as congregações. Uma novidade para nós foi que precisamos trabalhar o IVC (Iniciação a Vida Cristã), dentro do SAV, para que as vocações possam crescer nesta dimensão da fé e na resposta generosa ao seguimento de Jesus, tendo uma base sólida dos valores, na perspectiva de uma Igreja em saída e ministerial.

Irmã Clotilde apresentou a sua agenda nacional:

• Ano vocacional 2018, Tema: Seguir Jesus à luz da fé. Lema: “Sei que em depositei a minha fé”. (2 Tm 1,12b). Já foi lançado o texto base deste ano.
• IV Congresso Vocacional Nacional do Brasil, tema: Vocação e Discernimento. Lema: Mostra-me os teus caminhos, (Sl 25,4). Assessores: Pe. Amedeo Cencini e Pe. Angelo Mezzari. De 05 a 08/09/2019, em Aparecida (SP).
• CMOVC de 15 a 19/10/2018 em Belo Horizonte (MG).
• 18 a 20/02/2019 – Reunião da Pastoral Vocacional – São Paulo – (SP).
• 1º Semestre 2019 – Pré-Congresso em todas as Regionais.

Publicações recentes