“Em fuga” apresenta subsídio sobre deslocamento no Brasil

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

POR ROSINHA MARTINS

DA REDAÇÃO

SANTO ANDRÉ – SP

Por ocasião do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado – 27 de setembro 2020, as Irmãs Scalabrinianas realizam a Campanha “Em fuga” para sensibilizar a sociedade sobre as pessoas em situação de deslocamento interno. Segundo o Relatório de Tendências Globais da ONU, de junho de 2020, os deslocados internos em todo o mundo somam 45,7 milhões.

“Para a Pastoral Migratória e para os próprios migrantes, fica o gigantesco desafio de transformar toda fuga em uma nova busca. E cada busca representa uma etapa que nos aproxima da pátria definitiva, ao mesmo tempo pré-anúncio e antecipação do Reino de Deus”, afirma o subsídio da Campanha, de autoria do missionário scalabriniano padre Alfredo Gonçalves que atuou por 25 anos no Brasil em meio aos deslocados internos.

O Documento escrito a pedido da Coordenação da Campanha, dá ênfase aos deslocamentos internos no Brasil e chama a atenção para as causas e consequências históricas deste fenômeno. No Brasil, “historicamente, e até os dias atuais, sempre e quando os moradores da Senzala tentaram transformar os ‘favores provisórios’ em ‘direitos adquiridos’, tiveram de enfrentar as forças da ordem: capatazes, jagunços, policiais, soldados. ”

Padre Alfredinho conclui o texto recordando que “os migrantes internos na trajetória brasileira, ao lado de uma multidão de outros rostos empobrecidos e vulnerabilizados, representam, sim, ‘os condenados da terra’. Condenados ao deslocamento compulsório, mas também à Senzala, à moradia pobre e precária. Enquanto aos habitantes da Casa Grande estão reservados os privilégios e os benesses intocáveis, aos moradores da Senzala cabem as migalhas, os favores”.

Leia a íntegra do subsídio em PDF

Subsídio de estudo – Migrantes internos, os condenados da terra

Publicações recentes