Em carta, Congregação pede oração pelos Capítulos Geral e Provincial

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM), vive a graça do  Ano Capitular. Este espaço de tempo, iniciado em novembro de 2013, prepara a toda família ICM para o XIX Capítulo Geral Ordinário e aos capítulos  provinciais de fundação de duas novas províncias que darão melhor organização à missão realizada pelas Irmãs nos sete países onde estão presentes. Eventos históricos, os Capítulos são realizados no segundo semestre de 2014, no Brasil.

Em  carta a toda a comunidade eclesial (confira a íntegra abaixo), a Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmã Marlise Hendges, informa sobre a preparação dos Capítulos e pede orações em prol deste acontecimentos significativos para a vida congregacional.

No Capítulo, Irmãs, representantes das diversas comunidades ICM, refletem e avaliam a inserção da Congregação no contexto eclesial, social e cultural no hoje da história, a releitura e atualização do Carisma, a tomada de decisões necessárias à concretização da missão, na fidelidade ao Reino de Deus. Também será realizada a eleição das Irmãs que dinamizarão a gestão ICM no Conselho Geral e Conselhos Provinciais.

                   O XIX Capítulo Geral terá como tema: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em comunidades solidárias, enviadas a testemunhar a justiça e a profecia do Reino de Deus”, e o Lema: “Avancem para a outra margem”. O Capítulo Geral será realizado no período de 03 a 13 de novembro de 2014, em Vale Vêneto, município de São João do Polêsine – RS.

                   Segundo a Diretora Geral,  esta preparação levou as Irmãs a decidirem por ampla reconfiguração congregacional onde, acima de tudo, as comunidades ICM querem “reconfigurar o discipulado a Jesus Cristo, a vida em comunidades solidárias e a missão que o Senhor nos confia.” disse Irmã Marlise.

                   A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi fundada no 08 de maio de 1849, no Rio de Janeiro, pela Bem-Aventurada Bárbara Maix. A Sede Geral está em Porto Alegre/RS. A Congregação conta com mais de 500 religiosas atuando nas áreas de educação, saúde, ação social e pastoral missionária. As Irmãs marcam presença em 18 estados brasileiros, e nos seguintes países: Itália, Moçambique, Paraguai. Haiti, Venezuela, Bolívia e Argentina.

 Unamo-nos em oração pela Congregação!

Confira a íntegra da carta

Porto Alegre, 02 de julho de 20 

                                      Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

                                          realiza Capítulos: Geral e Provinciais

                                                     Louvados sejam os Santíssimos Corações de Jesus e de Maria!

Nós, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, estamos vivendo um tempo de Graça e de desafios.  Numa atitude de escuta atenta aos apelos do Espírito de Deus, que se manifesta no silêncio do coração, na Leitura Orante da Sua Palavra e nos gemidos do povo que clama por vida digna, estamos preparando o XIX Capítulo Geral Ordinário e os Capítulos Provinciais de fundação de duas novas Províncias.

Com o Tema: “Irmãs do ICM, em comunidades solidárias, enviadas a testemunhar a justiça e a profecia do Reino de Deus”, e o Lema: “Avancem para a outra margem”(cf. Mt 8, 18),  pretendemos nos aproximar mais da utopia do Reino, revisitando o Carisma Fundacional e assumindo o Projeto de Vida Religiosa Consagrada proposto por Bárbara Maix, Fundadora da Congregação, com renovado ardor evangélico.

O Capítulo Geral será realizado no período de 03 a 13 de novembro de 2014, em Vale Vêneto, município de São João do Polêsine – RS.

No intuito de revitalizar a missão, realizamos uma ampla Reconfiguração Congregacional, no sentido de suprimir as cinco Províncias atuais e criar duas novas. Após longo processo de reflexão, decidimos fundar a Província Maria, Mãe de Deus, com sede em Caxias do Sul – RS, e a Província Nossa Senhora de Guadalupe, com sede na cidade de São Paulo – SP. Acima de tudo, desejamos reconfigurar o discipulado a Jesus Cristo, a vida em comunidades solidárias e a missão que o Senhor nos confia.

O Capítulo da Província Maria, Mãe de Deus, terá lugar no CECREI, em São Leopoldo – RS, na data de 24 a 29 de novembro, e o da Província Nossa Senhora de Guadalupe se dará em Natal – RN, nos dias 01 a 06 de dezembro de 2014. Ambos serão norteados pelo mesmo Tema e Lema do Capítulo Geral.

Num clima de fé, e pertença à mesma causa do Evangelho de Jesus Cristo, partilhamos esse acontecimento eclesial, de interesse de toda a Comunidade Cristã, na certeza de poder contar com a comunhão e as preciosas e indispensáveis preces de todos/as.

Antecipadamente agradecemos as orações e a unidade com as Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria, neste momento importante da história congregacional.

Que o Senhor da vida os/as abençoe com as bênçãos da saúde, da alegria e da fidelidade, por intercessão do Imaculado Coração de Maria e da Bem-Aventurada Bárbara Maix.

Em Cristo Jesus, grande abraço

                        Irmã Marlise Hendge 

                      Diretora Geral

 

Publicações recentes