Em Assembleia, padre Camilo Pauletti agradece a contribuição missionária da Vida Religiosa Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Jaime C.Patias | A dimensão missionária de fronteiras ganhou destaque na 24ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Realizada ao longo desta semana, dias 11 a 15, no Colégio Madre Carmem Sallés, em Brasília (DF), o evento reuniu 600 consagrados e consagradas de todo o país.

Representou as Pontifícias Obras Missionárias (POM), o padre Camilo Pauletti que, ao se dirigir à Assembleia reconheceu a importância e agradeceu os religiosos e religiosas “pelo trabalho missionário em tantos lugares de missão no Brasil e além-fronteiras”. Destacou também o apoio da Vida Religiosa Consagrada no trabalho com a Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM), bem como em outros grupos.

 

Em sua intervenção na manhã desta quinta-feira, 14, padre Camilo apresentou a Campanha Missionária 2016 do mês de outubro, que este ano tem como tema “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”. “Os materiais que já foram enviados a todas as dioceses do Brasil, foram também colocados à disposição das religiosas e religiosos e estão disponíveis para baixar do site das POM”, recordou. Os subsídios estão sendo de grande ajuda no trabalho de animação missionária nas comunidades.

A Assembleia da CRB recebeu a Cruz das missões jesuíticas, principal símbolo do 5º Congresso Americano Missionário (CAM 5), marcado para o mês de julho de 2018, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Padre Pauletti explicou que a Cruz foi abençoada pelo papa Francisco e possui uma relíquia da beata Nazaria Ignacia March Mesa, fundadora da primeira comunidade religiosa na Bolívia.

Segundo padre Camilo, como etapa preparatória ao CAM 5, o Brasil realizará o seu 4º Congresso Missionário Nacional. O evento acontecerá em Recife (PE) nos dias 07 a 10 de setembro de 2017 e será inspirado no tema do CAM 5: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”, e lema: “América em missão, o Evangelho é alegria!”

A 24ª Assembleia Geral eletiva da CRB encerrou na manhã desta sexta-feira,15, com alguns pronunciamentos dos membros da nova diretoria com destaque para a mensagem da presidente reeleita, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro. Mística, relações humanizadoras e solidárias, missão, intercongregacionalidade e opção pelos pobres e excluídos, foram as prioridades e compromissos escolhidos para o trabalho do triênio 2016-2019.

O horizonte inspirador assumido pela Assembleia está ancorado no lema “Eis que estou fazendo uma coisa nova” (Is 43,19).

A Vida Religiosa Consagrada no Brasil conta com cerca de 30 mil consagrados e consagradas que se doam na missão com a riqueza de seus carismas.

Publicações recentes