“Eficácia da animação vocacional requer radicalidade na proposta missionária”, diz assessor

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 09.04.13| Religiosos e Religiosas que atuam no serviço de animação vocacional várias Congregações, participam da 2ª Semana Vocacional Missionária que acontece em Brasília, no Centro Cultural Missionário de 08 a 12 de abril. O evento é uma organização do Centro Cultural Missionário, da CRB Nacional- Conferência dos Religiosos do Brasil e das Pontifícias Obras Missionárias.

As reflexões da 2ª Semana Vocacional giram em torno dos temas: “Teologia da vocação, Cultura Vocacional e Missão, sob assessoria do assessor executivo para as Juventudes da CRB Nacional, frei Rubens Nunes da Motta, OFMcap,  e o diretor do Centro Cultural Missionário, o xaveriano, pe. Estevão Raschietti.

“Estamos refletindo sobre a dimensão da teologia e cultura vocacional a partir da questão missionária, o conceito de missão e o contexto do discipulado missionário para o animador e animadora vocacional”, disse o frei.

Frei Rubens afirmou ainda que dentro do tema Cultura vocacional, serão destacados três atitudes fundamentais para uma animação vocacional eficaz: o cuidado com o cuidador, observação e atenção ao cenário das juventudes na sociedade atual e a consciência de que quem promove a vocação é Deus e o papel da pessoa é só o de animar a vocação do outro.

“Na cultura vocacional temos 3 grandes momentos:  Cuidar do cuidador, que significa verificar como está o processo de caminhada do animador/animadora vocacional, ou seja, o cuidado com a própria vocação, de se perceber cuidador do seu próprio processo;  observação do cenário das juventudes, a configuração atual e como o chamado divino ainda é possível hoje;  a teologia vocacional, observando a cultura vocacional. Deus na sua onipotência é quem promove a vocação, e a nós, somos responsáveis pela animação e o trabalho do discernimento vocacional, concluiu.

Para padre Estevão, a semana de formação vocacional tem como objetivo frisar a proposta missionária e cultura vocacional hoje. “A proposta missionária diz respeito à vocação da vida religiosa no mundo atual. Nós precisamos reconfigurar as nossas estruturas, as nossas constituições, nossas regras, a nós mesmos como pessoas, como religiosos e religiosas consagradas em vista da missão, para poder envolver outras pessoas efetivamente na missão ad gentes, estar nas fronteiras e além-fronteiras”, relatou.

Segundo o assessor, a missão está implícita no chamado que Deus faz e  vai muito mais além do simples fazer em um momento da vida uma experiência missionária em algum campo de missão. “ Hoje a vida religiosa no seu conjunto, na Igreja, é chamada ainda mais a assumir esses compromissos que requerem uma consagração, uma vida dedicada. Não se trata de fazer uma simples experiência na missão mas colocar toda a vida à disposição, requer qualidade de ordem intelectual, física. Quanto mais radical colocarmos a proposta missionária, mais efetiva se torna a proposta vocacional”, narrou.

Irmã Edileuza da Congregação das Irmãs Josefinas, Rio Branco, Acre, é animadora vocacional e participa da formação. “O encontro está valendo, porque me ajuda a aprofundar sobre minha identidade, quem sou eu como animadora vocacional, para que eu possa me perceber como religiosa e a partir daí perceber o processo do jovem, da jovem que eu acompanho. Não conseguimos transmitir aquilo que não amamos. Se não me sinto realizada como religiosa, não posso ajudar nenhuma jovem a fazer esse processo de discernimento da sua vocação”, ressaltou.

A Semana Vocacional Missionária termina no próximo dia 12.

Publicações recentes