Edição 121 CERNE

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A belíssima cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, novamente acolheu uma edição do CERNE, mais especificamente a edição 121, realizada entre os dias 09 de fevereiro e 19 de março de 2020.

Como sabemos, o CERNE é um programa de renovação espiritual, com duração de 40 dias, oferecido pela CRB Nacional e coordenado pelo setor de Formação Permanente. Desta edição participam 30 pessoas, sendo 28 mulheres e 2 homens.

O espaço utilizado é chamado Porciúncula, e pertence às Irmãs Missionárias Capuchinhas, que receberam o grupo com a particular acolhida que lhes caracteriza.

Em meio ao intenso calor da estação mais quente do ano, os participantes do CERNE, orientados pelos coordenadores Ir. Anna Cristina e Pe. Kleber Cardoso, contaram com as brilhantes assessorias de Gileno Nunes, Moisés Sbardelotto, Ir. Áurea Marques, Pe. Carlo Battistoni, Pe. Joachim Andrade e Ir. Maria do Desterro, que desenvolveram os temas “Psicologia na Vida Religiosa Consagrada: crescimento pessoal e comunitário”, “Análise de Conjuntura: desafios à Vida Consagrada Religiosa”, “Leitura Orante da Palavra de Deus”, “Jesus de Nazaré: espiritualidade do seguimento e Maria discípula”, “Itinerário Mistagógico e Fidelidade na Vida Religiosa Consagrada”, e “Consagração e Conselhos Evangélicos”, respectivamente.

Ponto forte do CERNE, o retiro espiritual foi conduzido na última semana, com o encerramento, pela Ir. Teresinha Helena.

Os participantes da edição 121 foram acompanhados espiritualmente por Ir. Ana Magalhães, Ir. Maria Digna, Ir. Maria de Nazaré, Pe. Aureliano de Moura e Pe. Diogo Costa.

Também foram oferecidos aos participantes dias de Deserto Espiritual, orientados pela Ir. Geralda Miranda, que é a coordenadora da CRB do Regional Ceará. Ela também teve a oportunidade de partilhar com os participantes algo sobre a vida e a missão deste regional.

Na mesma ocasião, a Ir. Maria Inês, presidente da CRB Nacional, apresentou aos participantes do CERNE 121 algo sobre a vida e a missão da CRB, fazendo ressonância da Assembleia Geral em 2019, apresentando os compromissos assumidos. A Ir. Maria Inês permaneceu com os participantes por cinco dias.

Para favorecer a integração, a partilha e a corresponsabilidade, os participantes foram organizados em Equipes de Vivência e também assumiram pequenos serviços, como animação, comunicação, bem-estar, ajuda na cozinha, preparação da Eucaristia, dos momentos orantes, apoio aos coordenadores, e equipe de festas e passeio.

Quatro participantes, em 2020, estavam comemorando Jubileu de 25 anos de consagração, e duas participantes celebraram aniversário natalício durante a edição 121 do CERNE. Houve uma bonita celebração na qual os participantes, por devoção, renovaram os seus compromissos evangélicos.

Provenientes das cinco regiões brasileiras e também de outros países, os participantes, com criatividade e dinamismo, tiveram a oportunidade de apresentar as suas comidas e bebidas típicas, músicas e vestimentas, numa atividade chamada Noite Cultural.

Dom Júlio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, em representação de Dom José Antônio, arcebispo metropolitano, presidiu a Eucaristia de Abertura do CERNE 121.

Em breves palavras, essa foi a experiência dos participantes. Entre luzes e sombras, sem lugar a dúvidas, este programa de renovação espiritual coordenado pelo Setor Formação Permanente da CRB Nacional se consolida como espaço de crescimento humano e espiritual que revigora as forças para perseverar no seguimento a Jesus Cristo na Igreja, como Vida Religiosa Consagrada.

Pe. Kleber Cardoso, estigmatino.

Publicações recentes