“É preciso redescobrir e viver a mística salesiana”, diz Superior Geral

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 25.02.14| Os salesianos se encontram em Roma na fase de preparação para o  27º Capítulo Geral dos salesianos, durante o qual os capitulares deverão indicar o X sucessor de Dom Bosco, fundador da Ordem. O Capítulo terá abertura oficial no próximo dia 03 de março.

Das atividades de preparação para o  Capítulo fazem parte momentos  fortes de oração, partilhas, reflexões sobre a vida e a missão dos salesianos no mundo, como peregrinações a lugares significativos para a ordem como as cidades onde dom Bosco viveu e atuou como missionário.

A relações sobre os Dicastérios e as Regiões da Congregação Salesiana foi o tema apresentado e refletido na manhã desta terça, 25.

De acordo com a Agência de Informação Salesiana(ANS),  a apresentação das relações acontece antes  abertura oficial do CG27, momento em que cada Conselheiro Geral ou Regional traça as linhas guias operativas, os pontos de fortes, as áreas de melhoramento, os êxitos obtidos no último sexênio, nas áreas da própria competência.

Os capitulares puderam ainda, nesta manhã, ouvir o Superior Geral, padre  Pascual Chávez Villanueva (foto) que fez memória litúrgica dos Santos salesianos Luís Versiglia, Bispo, e Calisto Caravario, Sacerdote, e ao Sonho de Dom Bosco dos dois cálices. No sonho, dom Bosco viu em cada cálice, o suor e sangue derramados pelos salesianos.  Padre Pascual recordou assim, a necessidade de redescobrir e viver a mística salesiana com o empenho, o zelo e a fecundidade apostólica que caracterizam os dois Santos Mártires.

Das colocações da manhã ainda fizeram parte os padres: Francesco Cereda, sobre a Formação; Fábio Attard, sobre a Pastoral Juvenil; Filiberto González, sobre a Comunicação Social;Václav Klement, sobre as Missões e padre Adriano Bregolin, Vigário do Reitor-Mor, sobre a Família Salesiana.

À tarde são previstas outras colocações: padre Guillermo Basañes, sobre a região África-Madagascar; padre Natale Vitali, sobre a região América Cone Sul; padre Andrew Wong, sobre a região Ásia Leste-Oceânia; padre Maria Arokiam Kanaga, sobre a região Ásia Sul; padre  Marek Chrzan, sobre a região Europa Norte e padre Miguel Núñez Moreno, sobre a região Europa Oeste.

Na manhã da quarta, 26, terão oportunidade de fala, o  Sr. Jean Paul Muller, sobre a Economia; o padre Esteban Ortiz, sobre a região Interamérica; o padre Pier Fausto Frisoli, sobre a região Itália-Oriente Médio.

Fonte:ANS/Roma

Publicações recentes