Diocese de Junidiaí reúne políticos para debater o tema da Reforma Política

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Debater sobre a reforma política e as eleições limpas foi o foco da reunião de 25 de maio, na Cúria Diocesana de Jundiaí. Cerca de 80 pessoas participaram, entre deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, assessores, padres, diáconos, seminaristas e leigos.

A manhã contou com palestra ministrada por Carmem Cecília de Souza Amaral, coordenadora da Pastoral Fé e Política na Arquidiocese de São Paulo. “Fiquei satisfeita ao perceber o interesse por parte dos políticos da região. Essa, inclusive, é a primeira vez que falamos diretamente para pessoas já eleitas, o que enriquece muito a discussão”, acredita Caci, como é conhecida.

Para a coordenadora, a Igreja está atingindo patamares de reflexão inéditos nas questões sociais e políticas. “O próprio Papa Francisco convocou no ano passado uma conversa com mais de 120 movimentos sociais do mundo todo. Essa cultura da discussão está sendo formada e isso é positivo também para falarmos de política”, reforça.

Segundo Caci, entre os desafios da pastoral está envolver mais pessoas, inclusive para que instrumentos como plebiscito, referendo e iniciativa popular sejam conhecidos e utilizados. “Trazer a sociedade para mais perto das discussões políticas é o objetivo”, reforça.

A coordenadora também destaca que para o próprio político a conversa é saudável, pois ele também sofre pressão de todos os lados. “O eleito precisa responder ao partido, aos eleitores, à bancada e a sua própria consciência, é um conflito que precisa ser direcionado”, orienta.

Os padres Leandro Megeto, coordenador da Ação Evangelizadora na Diocese, e Silvio Andrei Rodrigues, pároco do Santuário Senhor Bom Jesus, participaram do encontro.

Ao fim da reunião, Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano, deu a bênção e agendou novo encontro para 16 de novembro.

Fonte: diocese de Jundiaí – SP

Publicações recentes